Níveis muito elevados de chumbo no sangue podem causar alterações de personalidade, dores de cabeça, perda de sensibilidade, fraqueza, um sabor metálico no sangue, instabilidade na locomoção, problemas digestivos e anemia. O diagnóstico baseia-se nos sintomas e em um exame de sangue.
O mineralograma é um exame laboratorial que tem como objetivo identificar a quantidade de minerais essenciais e tóxicos no organismo, como fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, chumbo, mercúrio, alumínio, entre outros.
A dosagem de chumbo no sangue é usada para pesquisar exposição e para monitorar o tratamento. O sague em geral é colhido de uma veia do braço. Pode ser precedida de um teste de triagem, que fornece um resultado rápido usando uma gota de sangue colhida de uma picada em um dedo.
O chumbo entra no corpo principalmente por inalação ou ingestão, sendo diretamente absorvido, distribuído e excretado. Os tratos gastrointestinal e respiratório são os principais sítios de absorção do chumbo que, uma vez absorvido, é encontrado no sangue, tecidos moles e mineralizados.
A exposição excessiva e prolongada ao chumbo pode causar doença renal progressiva e irreversível. A nefropatia por chumbo é caracterizada por uma redução gradual da função renal e é freqüentemente acompanhada por hipertensão (1, 3).
27 curiosidades que você vai gostar
A correção de deficiências dietéticas de ferro, cálcio, magnésio e zinco reduzirá a absorção de chumbo e, também pode melhorar a toxicidade. A vitamina C é um agente quelante natural, embora fraco.
Doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer, assim como depressão, problemas cognitivos, autismo, compulsão e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) têm sido amplamente relacionadas com os danos causados por metais pesados no sistema nervoso central1,2.
O chumbo também pode causar toxicidade devido sua habilidade de substituir cátions como o Cálcio, Magnésio, Sódio e Ferro causando distúrbios em todo o metabolismo, causando morte celular, alterando funções biológicas e processos fisiológicos como liberação de neurotransmissores, regulação enzimática, transporte iônico ...
Para descobrir as deficiências em minerais e a presença de metais pesados, não é necessário fazer o exame via aparelho de mineralograma, que chega a custar R$ 500.
- Este exame serve para a monitorização biológica de indivíduos expostos ao chumbo e para o diagnóstico de intoxicação acidental por esse elemento, que possui efeito acumulativo e é amplamente distribuído no meio ambiente.
Como o chumbo não é absorvido pelo organismo, a exposição contínua eleva os níveis de acumulação e potencializa o risco das lesões. Os sintomas clássicos são irritabilidade, cefaléia, tremor muscular, alucinações, perda da memória e da capacidade de concentração.
O Mineralograma Capilar é um exame que visa determinar (no cabelo ou pelos) elementos tóxicos. O excesso de elementos tóxicos é incorporado à raiz do cabelo durante o estágio inicial de seu crescimento.
O mineralograma capilar é um exame laboratorial capaz de evidenciar a presença elementos tóxicos ou essenciais em uma amostra de cabelo, uma vez que este último contém todos os minerais e metais presentes no seu organismo.
O exame de colinesterase é um teste laboratorial solicitado com o objetivo de verificar o grau de exposição da pessoa a produtos tóxicos, como pesticidas, inseticidas, herbicidas ou adubos, por exemplo, sendo portanto mais indicado para agricultores, já que estão em contato constante com produtos agrícolas.
Em temperaturas superiores a 500°C, o chumbo evapora-se produzindo a contaminação do ar nos ambientes de trabalho, por meio do chamado fumo metálico, que é uma forma de poeira muito fina. Trata-se de um dos materiais mais perigosos utilizados na indústria.
Diversos metais pesados podem causar irritações gastrointestinais e prejudicar a absorção de nutrientes pelo nosso corpo. A longo prazo, os metais reduzem a quantidade de glóbulos vermelhos e podem causar quadros de anemia no paciente.
Sintomas das 6 principais intoxicaçõesDor nas articulações e músculos;Aumento da pressão arterial;Dor abdominal constante;Dificuldades de memória e concentração;Anemia sem causa aparente.
Os metais pesados que apresentam os maiores riscos ambientais devido ao seu intenso uso industrial são: Mercúrio (Hg), Chumbo (Pb), Cromo (Cr), Cádmio (Cd) e Arsênio (As).
O principal tratamento da intoxicação por metais pesados é a descontinuação da exposição ao metal. O tratamento também consiste no uso de vários agentes quelantes que favorecem a excreção do elemento tóxico pela urina. O tratamento deve ser também sintomático e paliativo.
O próprio hemograma pode detectar falta de vitaminas, de forma que o profissional de confiança poderá perceber indícios de acordo com as taxas obtidas. Contudo, há solicitações específicas de exames para detecção de taxas de concentração da vitamina no organismo.
Como confirmar a falta de vitamina D
O diagnóstico é feito através de uma exame de sangue chamado 25-hidroxivitamina D, e os valores de referência são: Deficiência grave: menor que 20 ng/ml; Deficiência leve: entre 21 e 29 ng/ml; Valor adequado: a partir de 30 ng/ml.
O exame de potássio é usado para medir o nível da substância no sangue. Alterações nele podem prejudicar o funcionamento dos músculos, do sistema nervoso e até dos batimentos cardíacos.
O diagnóstico da falta de magnésio é confirmado através de um exame de sangue convencional ou exame de urina. No momento do exame, é importante informar todos os medicamentos que estão sendo utilizados, pois podem interferir no resultado.
Trata-se de um teste não invasivo que utiliza uma pequena amostra de cabelo para avaliar a exposição crônica do indivíduo a esses elementos. Pode auxiliar no diagnóstico precoce de distúrbios fisiológicos associados com alterações no metabolismo de elementos minerais.
Sinais evidentes, na boca ou na pele, de que a vítima tenha mastigado, engolido, aspirado ou estado em contato com substâncias tóxicas, como por exemplo: salivação, aumento ou diminuição das pupilas dos olhos, sudorese excessiva, respiração alterada e inconsciência. Hálito com odor estranho.
Como saber se o filhote está agressivo?
Qual é o valor de um filhote Pug?
Quais os sintomas quando o estômago não está bem?
Como saber se um Pokémon é macho ou fêmea?
O que acontece quando o estabilizador fica estalando?
Quando o eu lírico e masculino ou feminino?
Porque o cachorro pega o chinelo do dono?
Como redimensionar imagem no Paint sem perder qualidade?
Como salvar todos os contatos do WhatsApp no celular?
Como salvar um arquivo em PDF pelo Paint?
Como salvar um Arquivo em EPS?
Como ver os rascunhos salvos no Twitter?