5 sinais alarmantes de alergia a medicamentos
O exame é realizado através do contato de um possível alérgeno sobre a pele. Após a limpeza das costas do paciente com álcool, são fixadas fitas (contendo cerca de dez substâncias em cada uma). Após 48 horas, a região é analisada pelo médico, que definirá o resultado.
O que fazer: pode-se aplicar compressas frias nos olhos por 2 ou 3 minutos para ajudar a reduzir os sintomas, usar colírio antialérgico, como o cetotifeno, ou tomar antialérgicos, como fexofenadina ou hidroxizina, conforme orientação médica.
É possível evitar essa alergia? A única forma de evitar uma alergia a um determinado medicamento consiste em não utilizar esse medicamento.
Porém, em alguns casos, o risco de fazer o teste é muito elevado e, por isso, o médico pode diagnosticar a alergia apenas com base no historial do paciente, especialmente quando existem outros remédios que podem substituir esse medicamento. Saiba mais sobre como identificar precocemente a alergia medicamentosa.
No caso da suspeita de alergia aos medicamentos, são poucas as análises de sangue que têm interesse, são muito poucos os medicamentos que têm esta análise disponível. Quando temos casos suspeitos de alergia a medicamentos, mas em que os testes disponíveis deram resultados negativos, devemos fazer uma prova de provocação com o medicamento.
A reação alérgica a medicamentos resulta de uma resposta imunológica anormal dirigida contra os fármacos em causa e pode ser de vários tipos, envolvendo mecanismos “ IgE-mediados ” ou “ não-IgE-mediados ”, com apresentações diferentes: