O sintoma de ataque em reboleira é um dos pontos-chave para identificar que pode haver nematoides na sua lavoura. O baixo vigor, pouco desenvolvimento da parte aérea das planta e a clorose das folhas são característicos. Terrenos arenosos ou franco-arenosos são propícios para os nematoides.
Uma das maneiras mais eficientes para prevenção e controle de nematoides, é a manutenção na nutrição do solo, ou seja, utilizar-se de adubos orgânicos como esterco, torta de mamona e cobertura vegetal para suprir as necessidades do solo e assim proporcionar plantas mais fortes e mais resistentes.
Para saber qual a espécie de nematoide está causando doença na lavoura é necessário fazer uma análise de amostras de solo e raízes. Ela pode ser realizada tanto na fase de pré-plantio quanto nas fases posteriores de desenvolvimento da cultura. Assim, é possível reduzir os prejuízos e/ou amenizar as perdas.
Um novo inseticida Saddler 350 SC da Rotam do Brasil, pode ser uma alternativa para os cafeicultores lutarem contra os nematoides das galhas no café (Meloidogyne exígua).
Para o controle das larvas depositadas na terra ou substrato, aplique a calda de cavalinha (Equisetum ssp.). Este extrato, além de combater pragas, também pode ser usada para o controle de doenças veiculadas pelo solo e como fonte de nutrientes.
Soja, algodão, cana-de-açúcar, café, citros e tomate são exemplos de culturas de importância econômica bastante afetadas por nematoides. No entanto, várias outras culturas são atacadas por essas pragas, incluindo leguminosas, hortaliças e frutíferas. Os fitonematóides mais importantes são os dos gêneros: Meloidogyne.
Três espécies de nematóides são as mais comuns nos canaviais brasileiros: Meloidogyne javanica, Meloidogyne incognita e Pratylenchus zeae. Estas apresentam diferentes graus de infestação e severidade de danos à cana-de-açúcar. O Pratylenchus zeae é o mais comum nos canaviais brasileiros.
Além da classificação básica de nematóides no solo (a luta contra eles é uma tarefa muito difícil), alimentando-se de plantas, existem os seguintes tipos: 1 folha; 2 -tronco; 3 root. More ...
Falando de análise para nematoides, a recomendação de coletas é na floração. Este é o momento em que os nematoides já completaram o primeiro ciclo de vida nas raízes, ou seja, 45-50 dias após o plantio da cultura. Em áreas infestadas de nematoides, o controle é desafiador. Mas a vida no solo faz um papel incrivelmente maravilhoso de se equilibrar.
A limpeza de ferramentas e maquinários agrícolas também são medidas preventivas de extrema importância para evitar a entrada de nematoides na lavoura. A rotação com culturas não hospedeiras é uma das práticas mais importantes na redução de nematoides em uma área.
A crotalária é uma boa alternativa para o controle de nematoides. Suas raízes exercem a função de armadilha, permitindo a penetração de nematoides jovens que não conseguirão se desenvolver até a fase adulta na planta hospedada. Há ainda produção de compostos orgânicos de ação nematicida, como a monocrotalina.
Porque às vezes o neutro passa corrente?
Quanto pesava uma espada Viking?
Qual o valor do Auxílio Emergencial para pai solteiro 2021?
Qual é o significado do nome Davi?
Como eliminar um ficheiro teimoso?
Como faço para ir à academia no The Sims 4?
Qual é o nome da Faculdade Anhanguera?
Qual aditivo usado em concreto usinado?
Como resolver os problemas de saúde pública no Brasil?
Quem tem pressão alta e diabete pode tomar ibuprofeno?
O que acontece com a corrente elétrica ao passar por um resistor?
Como deixar o seu Android mais rápido?
Qual a vantagem para uma empresa em obter a certificação ISO 14000?
Como funciona garantia de semi joias?