Oito sinais de que a terapia está mesmo a funcionar
Os motivos, no caso do psicólogo e paciente, são vários, mas o especialista cita alguns: se a relação não for construída com afeto e verdade do terapeuta; se o terapeuta erra em sua visão sobre o caso ou se perde o timing de certas intervenções; se o paciente sente que parou de evoluir com aquele profissional.
Do outro lado está a empatia que consideramos uma das principais habilidades que é preciso ter para ser um bom psicólogo. A convergência entre ambas dá como resultado a acessibilidade: a facilidade e a naturalidade de poder contar ao profissional suas preocupações.
No começo do texto, disse que o bom profissional da psicologia é aquele que entende a individualidade. Também podemos nomear esta qualidade como sendo empatia, amor, compaixão. Em termos técnicos, seria mais adequado dizer empatia. Ser empático quer dizer ver e relacionar com outra pessoa, respeitando-a e, ao mesmo tempo, se aproximando.
Terapeuta analítico-comportamental e mestre em Neurociências e Comportamento pela USP, Cheixas propõe usar a psicologia na abordagem de temas relevantes sobre a vida na metrópole. Muitas dúvidas surgem sobre como escolher um bom profissional quando se quer começar um trabalho de psicoterapia.
A terapia conduzida pelo psicólogo é baseada na palavra, na consciência e na modificação do comportamento. São exclusivas do psicólogo a avaliação neuropsicológica e a aplicação de testes psicométricos. O psiquiatra fez graduação em medicina e residência em psiquiatria.
O que fazer para ter foco em emagrecer?
Como se tornar amigo de um professor?
Como saber se seu cachorro tem ansiedade?
O que fazer para ter mais autonomia?
O que tomar para prevenir DST?
Qual a maturidade emocional das pessoas?
Como saber se o iPhone é GSM ou global?
Como o anarquismo chegou no Brasil?
Porque o sol é um ponto de referência?
Qual a armadura de ouro de Seiya?
Como o Estado brasileiro regula política e juridicamente a questão da ausência de nacionalidade?