Confira as características do empoderamento feminino!
Empoderamento feminino: 6 princípios que você deve seguir
Empoderamento é não aceitar a condição de vítima que o machismo, a homofobia, o mercado de trabalho e até a moda impõem às mulheres. Empoderar-se é esclarecer-se. É buscar informação para fazer melhores escolhas e poder lutar pelos seus direitos. É assumir-se sem vergonha e sem pedir desculpas por ser quem é.
Emponderado vem do verbo emponderar. O mesmo que: encarregado, confiado, incumbido, responsabilizado.
Já o empoderamento feminino está ligado a uma consciência coletiva por parte das mulheres e é constituído de ações tomadas por mulheres que não se deixam ser inferiorizadas pelo seu gênero e tomam atitudes que vão contra o machismo imposto pela sociedade.
Uma mulher empoderada é aquela que se liberta das fôrmas sociais e que ousa ser aquilo que quiser. Que se vê e se coloca diante da sociedade como um sujeito histórico que tem voz ativa. É uma mulher que se reconhece como um ser humano em contínuo trabalho de transformação e que, ao transformar-se, transforma o mundo.
Um estudo publicado no jornal Psychological Science mostrou que uma postura alta e expansiva ajuda você a parecer e realmente se sentir mais poderoso. Amy Cuddy, psicóloga social e pesquisadora sobre linguagem corporal, explicou em seu TED que a postura também pode aumentar a confiança e ajudar a produzir testosterona.
Que ou quem dá poder ou mais poder; que ou quem empodera. Ver também resposta à dúvida: empoderamento.
7 sinônimos de empoderamento para 1 sentido da palavra empoderamento: Promoção de poder, autoridade e afirmação: 1 delegação de poder, delegação de autoridade, promoção de autonomia, promoção da emancipação, promoção da participação, promoção da afirmação, promoção de capacidades.
Em primeiro lugar, uma mulher empoderada se conhece. Ou seja, sabe o que gosta ou não de fazer, identifica suas potencialidades e também os seus limites. Com isso, ela consegue mais facilmente dizer “não” quando precisa. O autoconhecimento é um dos maiores cuidados que você pode ter por si mesma.
Malala é uma mulher empoderada, e histórias como a dela podem ser vistas em vários países – a diferença é que nem sempre tem repercussão ou um final feliz. Mas não pense que é só em países de cultura oriental, distante de nós, que o empoderamento feminino se faz necessário como um forma de luta à desigualdade de gênero.
Ele é um dos pilares do feminismo e é fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária entre os gêneros. O termo empoderamento vem do inglês, empowerment.
A dança consciente e todo movimento que busca o equilíbrio entre mente, corpo e coração geram esse empoderamento. Mas existe uma posição de empoderamento muito eficiente e simples, em 8 passos: 1 – Fique de pé, com os pés levemente separados e voltados para a frente e feche seus olhos.