Os principais sintomas de alerta são: dificuldade para dormir, dor de cabeça, enxaquecas, desconforto estomacal, síndrome do intestino irritável, tremores, calor, coceira, agitação excessiva, quadros de ansiedade, nervosismo, inquietação, aumento da pressão arterial e ritmo cardíaco.
O consumo excessivo de cafeína pode causar overdose no organismo, provocando sintomas como dor de estômago, tremores ou insônia. Além do café, a cafeína está presente em bebidas energéticas, em suplementos de academia, remédio, nos chás verde, mate e preto e nos refrigerantes do tipo cola, por exemplo.
Efeitos colaterais Entre eles, destacam-se: dor de cabeça, insônia, nervosismo, agitação, irritabilidade, dor de estômago pelo aumento do suco gástrico, batimentos cardíacos acelerados e tremores musculares. Pessoas que não costumam ingerir café com frequência podem sentir os efeitos negativos mesmo em baixas doses.
Porém, o consumo em demasia pode causar problemas para a saúde como irritabilidade, dor de estômago e insônia. Segundo pesquisas, o consumo seguro diário para adultos sem nenhuma sensibilidade à cafeína é no máximo de 400 mg da substância por dia, o que equivale a cerca de 6 mg de cafeína por quilo de peso corporal.
A cafeína tem vantagens para a saúde? Sim. Outra propriedade desse fitoquímico é estimular a produção de hormônios ligados à sensação de prazer e bem-estar em algumas pessoas quando consumida moderadamente. Isso também teria um efeito protetor sobre os neurônios e ajudaria a prevenir processos de degeneração cerebral que levaria ao Parkinson.
Não está presente só no café, também se encontra no chá preto, no chocolate, na erva mate (que, no Brasil, é utilizada para fazer tereré e chimarrão), está na maioria dos energéticos e até em remédios analgésicos. Acredita-se que 80% de toda a população mundial consome cafeína todos os dias de alguma forma.
Isso porque a cafeína aumenta a secreção de hormônios que causam um estado de excitação, além de estimular a broncodilatação dos alvéolos, melhorar a capitação de oxigênio e otimizar sua utilização durante o exercício.
Como a cafeína atua no corpo. Uma vez no corpo, a cafeína rapidamente começa a desencadear reações: em 45 minutos já é absorvida, processada e está livre para circular pela corrente sanguínea. O pico dos efeitos da cafeína se dá nas 5 horas seguintes à ingestão, podendo demorar até 40 horas para ser totalmente eliminada do corpo.
A uantos quilómetros por hora pode atingie a abelha?
É possível criar um novo sobrenome?
O que acontece se eu comer 600 calorias por dia?
O que é Renaturação de uma proteína?
É normal o bebê ganhar pouco peso?
Qual a importância do processamento de alimentos para a agricultura familiar?
Qual é o aeroporto mais perto de São Miguel dos Milagres?
O que se deve fazer numa entrevista de emprego?
Quanto custa o curso de psicologia?
Qual é o chakra que fica no umbigo?
Como pagar a taxa de justificativa do Encceja?