Características dos filhos de Iroko Os filhos de Iroko são tidos como eloquentes, ciumentos, camaradas, inteligentes, competentes, teimosos, turrões e generosos. Gostam de diversão: dançar e cozinhar; comer e beber bem. Apaixonam-se com facilidade e gostam de liderar.
Ìrókò é o Òrìsà que mora na árvore gameleria branca, dotado de grande generosidade e responsabilidade. Usa o ókó (lança) e o ìko (palha-da-costa). Seu número é o 12 (odù Èjìlá Seborà). Sua saudação é "Ìrókò iná iso èro!" (Acalme-se fogo!).
Kitembo Características do Orixá: Kitembo - Tempo é um Nkise (Divindade) da Nação Angola, filho de Nzambi Mpumgu (Deus supremo) e responsável pelas estações climáticas da Nlungo ixi (Terra) e pela escala do tempo do Angomi (Universo). Usa o Sekundi Kitembo (grelha do tempo). Saudação: “Nzara Kitembo!”
Iroko é o protetor da natureza, dos animais e da ancestralidade, aqui no Brasil sua presença encontra-se na árvore Gameleira Branca, ou Figueira Branca, como respeito e sinal de sua energia, é de costume amarrar um ojá – fazer um laço com um tecido branco – em seu tronco.
Iroco ou Irocô (em iorubá: Iroko) é um orixá do candomblé Queto. No Brasil, é associado à árvore conhecida como gameleira (Ficus insipida), enquanto que, na África, é associado à árvore Milicia excelsa. Corresponde ao vodum Locô no candomblé jeje e ao inquice Tempo no candomblé banto.
Iroco, Iroko ou Roko, do iorubá Íròkò é um orixá cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu e, como Loko, pela nação Jeje. CorResponde ao inquice Tempo na nação Angola ou Congo. É um Orixá jeje, que após a dominação dos Iorubanos foi assimilado pelas outras nações. Irôko está ligado a Árvore da Criação.
Iroco, Iroko ou Roko, do iorubá Íròkò é um orixá cultuado no candomblé do Brasil pela nação Ketu e, como Loko, pela nação Jeje. CorResponde ao inquice Tempo na nação Angola ou Congo. É um Orixá jeje, que após a dominação dos Iorubanos foi assimilado pelas outras nações. Irôko está ligado a Árvore da Criação.
Tempo está para os angoleiros, assim como Oxalufã está para os nagôs e Bessem para os jejes. Ali nos símbolos que são Ele – habita o movimento que alcança a profunda estagnação para ser movimento novamente. Tempo é a composição dialética da existência do humano e do não humano. Seu corpo é o céu e o chão.
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