Os verbos intransitivos são aqueles que têm sentido completo, por conta disso não precisam de um complemento. Exemplo: “A moça sorriu”. O verbo sorriu é intransitivo, posto não precisar nem de objeto direito e nem indireto. Os verbos de ligação são vazios de significado, já que somente ligam características ao sujeito.
Distinguem-se, assim, dos verbos intransitivos e transitivos, na medida em que esses expressam uma ação praticada ou sofrida. Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.
Existem vários tipos de verbos de ligação: ser, estar, parecer, permanecer, ficar, continuar, tornar-se, virar (no sentido de "tornar-se"), andar (não no sentido de "caminhar" e sim no sentido de "por", "encontrar-se"; por exemplo, "João anda meio triste ultimamente"), ficar, encontrar-se, viver, etc. ...
Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado completos.
* Os verbos estar, permanecer, ficar e continuar poderão se classificar como intransitivos quando indicarem a posição do sujeito num dado lugar.
verbo transitivo indireto e predicativo Permanecer, durante um tempo, em determinada situação: após o jogo, esteve sempre deitado; estava em último ao deixar o campeonato.
* Estado permanente – representado pelos verbos ser, viver. * Estado transitório – verbos estar, andar, achar-se, encontrar-se. * Estado mutatório – verbos ficar, virar, tornar-se, fazer-se. * Estado de continuidade – verbos continuar, permanecer.
Como identificar o verbo de ligação. Para identificar os verbos de ligação é necessário muito mais do que perceber se encaixa-se na lista. O contexto é fundamental para reconhecer se um verbo é de ligação, intransitivo, transitivo direto ou transitivo indireto. Enfim, é fundamental ater-se ao que o contexto exprime.
Verbos intransitivos não pedem nem objeto direto, nem objeto indireto. O verbo transmite uma ação completa que começa e termina no sujeito da oração. Podem ser enriquecidos com a junção (não obrigatória) de adjuntos adverbiais.
Verbos transitivossão verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivossão verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado completos.
Essa ligação pode se dar de forma intransitiva, ou seja, não necessitando de nenhum complemento (fato que faz com que os verbos se classifiquem como intransitivos), como pode se dar também por meio de um complemento (fazendo dos verbos ora transitivos diretos, ora indiretos).
Como funciona o EaD na Estácio?
Como é a reprodução das ostras?
Como são as pessoas na Nigéria?
Como se dá o desenvolvimento da capacidade física?
Qual esporte um deficiente visual pode fazer?
Como se dá a reparação civil do dano ambiental e qual o prazo prescricional fundamente?
Qual é a transformação química?
Quando aparece as manchas da dengue?
Como se dá a relação estabelecida entre professor e aluno na aprendizagem EAD?
Como são as pessoas introvertidas?
Como funciona a câmera Intelbras?
O que é o controle social do SUS?
Quais são os hábitos dos italianos?
Como ocorre a respiração dos cnidários?
Qual é o espanhol falado na Argentina?