Não é difícil ver quando há um problema com o tensor da correia dentada. Normalmente, um tensionador ruim é acompanhado por ruído. Esse ruído é percebido apenas quando o motor está funcionando. É recomendável verificar este item regularmente.
Em condições perfeitas, a correia dentada pode durar no geral 50 mil quilômetros (recomenda-se não manter mais de 60 mil pois mesmo em boas condições de uso, ela perde eficiência). Já as demais correias duram em média 20 mil quilômetros. Como essas peças são fabricadas com borracha, elas tendem a ressecar com o tempo.
Um tensionador ruim geralmente faz barulho. Preste atenção para ouvir se a correia está guinchando ou chacoalhando. Além disso, quando a correia do motor está folgada, ela causará alguns problemas de direção em altas velocidades ou quando o caro está muito pesado.
O Tensor de Correia Dentada, também conhecido como tensionador da correia dentada, é uma peça em formato de rolamento com furo excêntrico que possui como principal função manter a tensão da correia dentada no nível correto.
Quando houver um problema com o tensor, ele afetará a maneira como a correia aciona a polia, afetando assim o desempenho e a função do veículo. Geralmente, danos ou falhas no tensionador produzem alguns sintomas, para que o motorista esteja ciente dos problemas que talvez precisem ser reparados.
32 curiosidades que você vai gostar
Auxilia no tratamento e impede o agravamento de torções, contusões, tendinites e instabilidade da patela. Para casos mais graves de tendinites, artrites, lesões na região do joelho e instabilidade na patela.
Se a correia parecer gasta ou danificada, ela precisa ser substituída. Ao mesmo tempo, um tensor com danos, desgaste, ou que teve sua vida útil ultrapassada também precisa ser substituído, mas não é necessária a substituição se o componente está ainda em sua vida útil normal.
O tensor da correia do alternador é um dos diversos componentes responsáveis por transmitir o movimento do eixo de manivela aos acessórios do motor (alternador, ar condicionado, direção hidráulica e bomba de água) e absorver a vibração da correia.
De acordo com especialistas do ramo automotivo, o tensor do alternador é a peça responsável por transmitir a força de um componente a outro. É também a ferramenta responsável pelo trabalho do alternador, peça que tem a função de gerar a energia que fica armazenada na bateria do veículo.
O Tensor é composto de uma cunha e um corpo sólido de ferro fundido. O Esticador é produzido com varias peças de aço moldadas e soldadas.
A correia dentada do motor deve ser checada quando completar 40.000 km. Conforme a condição poderá se prolongar sua troca para os 50.000 km. Após essa quilometragem, a correia perde sua eficiência e pode causar uma ruptura, que acarreta diversos estragos ao motor.
CORREIA (844)BOSCH (5)CONTINENTAL (1)CONTINENTAL ELITE (127)CONTINENTALELITE (195)CONTITECH (512)GOODYEAR (4)
Na correia de acessórios, as maiores causas de ruídos e vibrações são os problemas nas polias (como o acúmulo de sujeira, amassados e desalinhamentos) e a falta ou excesso de tensão, inclusive nos veículos com tensionadores automáticos (que podem estar avariados).
O esticador também conhecido como tensor, a correia dentada garante que partes de um motor estão funcionando em sincronismo. O sistema de polias e tensores do motor fornecem energia para o ar condicionado, alternador, direção hidráulica, e até o sistema de refrigeração de um veículo.
Previne dores e lesões durante a prática de esportes que exigem maior esforço na região do tornozelo (basquete, voleibol, futsal, futebol de campo, artes marciais, tênis, entre outros). Protege o cotovelo de constantes choques e atritos. Também indicada em casos de pós-retirada de gesso.
Regular o tensor é uma ação que deve ser feita apenas se muito necessário, principalmente se você não tem o costume de fazê-lo. A regularem é feita através do parafuso de regularem localizado próximo a boca do violão utilizando uma chave tipo allen.
Atenção a detalhes na parte interna das correias: as produzidas pela ContiTech têm aspecto áspero na parte externa (costas) da correia dentada, ao contrário do produto falsificado, que é liso. As gravações na parte externa do produto original são feitas através de um adesivo aplicado a uma temperatura elevada.
Correias com teflon são mais resistentes, mas também são mais caras. Porém, sabendo que já é um serviço caro a troca da correia dentada e é um serviço que é feito poucas vezes, vale a pena pagar mais caro para ter o melhor possível.
Correia Dentada Original Modelos General Motors - Ac Delco.
Se a correia quebrar com o motor em funcionamento, as válvulas param, deixando de admitir o ar e o combustível e de eliminar os gases da combustão. Como elas param, os pistões se chocam com algumas delas, gerando o ruído intenso e típico do impacto entre metais.
Como dissemos, o barulho no carro relacionado à correia dentada demanda a atenção certa. Normalmente, ele demonstra a falta de lubrificação no componente. No entanto, o ruído também pode indicar outro quadro: a perda de tensão nessa correia.
Quanto custa uma garrafa de água no aeroporto?
Como saber se o cartão Inter e de crédito?
Qual a diferença entre danos morais e materiais?
Quais itens deve contemplar um bom plano de atividades educacional?
Quais grupos formavam o Exército Vermelho?
Quanto rende 1 milhão na Nubank por mês?
Como se escreve caução de aluguel?
Como saber se o voo está confirmado?
Pode tomar dipirona com estômago vazio?
Qual é o ponto de Exclamativa?
Como exercitar o músculo da mandíbula?
Quais são as variáveis de programação?
Tem que imprimir o cartão de confirmação do Enem 2021?
O que preciso para escrever uma novela?
Como o tango surgiu no Brasil?