É justamente no rótulo que você vai conseguir descobrir se há sulfato no shampoo. Veja se entre os ativos, por exemplo, há laurel sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio e ammonium laureth sulfato – em caso afirmativo, saiba que esse é um shampoo com sulfato.
Assim, a substância se liga nas partículas de sujeira presentes nos fios, sendo eliminadas com o enxágue. No entanto, grandes quantidades de sulfato podem danificar o cabelo, pois alteram o pH da fibra, deixando-o ressecado e frágil.
Existe diferença entre um shampoo com sulfato e o shampoo sem sulfato? “Em geral, shampoos sem sulfato produzem menos espuma e promovem uma limpeza mais suave, além de manter a hidratação, evitando o ressecamento.
Devido ao seu alto poder de limpeza, os sulfatos podem deixar os cabelos mais ressecados, especialmente cabelos com tratamentos prévios e cabelos que são naturalmente mais secos, como os cabelos crespos”, diz. Considerando isto, surgiram os shampoos sem sulfato.
Pensando nisso, o DermaClub conversou com a dermatologista Flávia Ravelli, de São Paulo, que contou tudo sobre como o ingrediente age no cabelo. Confira! Você sabe como o sulfato age nos cabelos?
Flávia Basilio (CRM: 28624), dermatologista, explica que a capacidade de limpeza de um shampoo depende da atividade de superfície de seu detergente (surfactante). “A maioria dos shampoos tem sua base composta por surfactantes aniônicos (sulfatos), os responsáveis por formar a espuma.
Como tirar Ban de Server privado CS GO?
O que acontece se não pagar o boleto da Magalu?
O que é preciso para tirar a carteira de motorista?
Como funciona o sistema de ar-condicionado tipo janela?
Como usar o óleo Wella Oil Reflections?
O que é um condomínio industrial?
Como converter HEIC para JPG no iPhone?
Como funciona um food truck por dentro?
Como tirar CND de imóvel urbano na Receita Federal?
O que é um fusível como funciona no circuito?
Como funciona fisicamente um forno de microondas?
O que é um curso de especialização?
Como funciona o espelho esférico convexo?