Para identificá-los não há muito mistério, pois eles usam conectores bem diferentes. O HD IDE, na sua parte traseira, possui um conector de 40 pinos. Ele possui também um conector macho de 4 pinos para a alimentação elétrica. Já os HDs Sata usam um conector bem menor, de apenas 7 pinos.
Mas, para ter certeza, existe um pequeno truque. Abra o Explorador de Arquivos no Menu Iniciar ou Barra de Tarefas do Windows 10 e, na coluna da direita, procure pela unidade de armazenamento. Se o seu computador só possui uma unidade, ela é identificada como Disco Local (C:).
Se você está pensando em trocar de HD, deve primeiro saber se ele usa controlador ATA (IDE) ou Serial ATA (SATA). A diferença entre os dois pode ser visulamente notada: enquanto o conector IDE possui 40 pinos, o padrão SATA tem apenas 7.
SATA vs IDE
A grande diferença entre essa interface e a sua antecessora é que, no caso da IDE, os dados eram transferidos paralelamente, um ao lado do outro, enquanto no caso da SATA, a transferência ocorre um atrás do outro, como se fosse em uma fila.
IDE é a sigla, em inglês, para Integrated Device Electronics. Trata-se de uma controladora que foi implementada nos discos rígidos em 1986 pela Western Digital. Com isso os HDs da época conseguiram se tornar mais rápidos e confiáveis.
23 curiosidades que você vai gostar
IDE (Integrated Drive Electronics) é uma interface que foi criada para conectar dispositivos ao computador. ... Um controlador ou adaptador de disco rígido IDE basicamente conecta diretamente o barramento ISA ao cabo de 40 pinos padrão IDE.
Nesses casos, você pode acessar o “Gerenciador de Dispositivos” e verificar tanto nas propriedades do SSD quanto nas do Controlador AHCI se as versões mais recentes dos drivers estão instaladas.
O AHCI permite a troca a quente de discos rígidos se o chipset da placa-mãe também suportar, e também habilita o NCQ para discos rígidos se eles o suportarem. O modo IDE não permite nenhuma dessas funções. Há um pequeno impacto no desempenho do disco rígido quando você usa o modo IDE devido à desativação do NCQ.
Como o Windows não carrega em modo normal, tente com “Modo de Restauração e Serviços de Diretórios” ou “Modo de Segurança”. Tente primeiramente em “Modo de Restauração” e funcionou em meu caso. No painel do lado direito, procure um DWORD “Start”. Dê um duplo-clique sobre ele e altere o seu valor para 0.
Como saber se a entrada do SATA 2 ou 3? Veja o modelo de sua placa mãe, entre no site do fabricante e olhe as especificações da placa. Para Notebooks, se ele tiver um processador Intel de segunda geração ou superior, a porta SATA do HD dele já vão ser SATA III.
Já com a ferramenta de linha de comando aberta, digite: Get-PhysicalDisk e pressione a tecla Enter. Após alguns segundos, os discos conectados em seu dispositivo serão listados. Observe o tipo de disco através da coluna MediaType. Caso o resultado seja HDD - Disco Rígido, SSD - Unidade de disco sólido.
A diferença mais óbvia entre os HDDs de 3.5 e 2.5 é o tamanho do disco rígido. O HD de 2.5 polegadas costuma ter cerca de 3 polegadas de largura, enquanto o HD de 3.5 polegadas tem aproximadamente 4 polegadas de diâmetro.
Descobrir a quantidade de armazenamento do computadorSelecione o botão Iniciar e, em seguida, selecione configurações .Selecione Sistema > Armazenamento.
Já o SSD (do inglês, Solid State Drive), denominado unidade de estado sólido, é um tipo de dispositivo de armazenamento de dados digitais, sem partes móveis. Na prática, um grupo de chips é responsável por guardar os arquivos.
O modo Interface de Controlador de Host Avançada (AHCI, no inglês) ativa o uso de recursos avançados em unidades SATA, como a conexão a quente e Enfileiramento de Comando Nativo (NCQ, no inglês). AHCI também permite que a unidade de disco rígido opere em velocidades mais rápidas do que no modo IDE.
RAID: Para ser usado com dois ou mais HD s, em caso de espelhamento. AHCI: Mais indicado para HD s com padrão SATA, maioria hoje, permitindo ativar/usar os recursos deste padrão, como o NQC, hot-plug, etc.
Advanced Host Controller Interface (AHCI) é uma especificação de interface que permite que o driver de armazenamento para habilitar recursos avançados Serial ATA (SATA) como nativo Command Queuing e hot swap.
Como habilitar o comando TRIM no meu SSD?Use a combinação de teclas WinKey + X e clique em “Prompt de Comando (Admin)” para abrir o prompt com permissões de administrador. ... Na janela do Prompt de Comando, digite o seguinte, sem as aspas: “fsutil behavior query disabledeletenotify” e tecle “Enter”;
Veja bem, o HD é um componente mecânico. O SATA pode alcançar a velocidade de 150MBps. Já o IDE pode chegar a 133MBps.
O padrão SATA define um cabo de dados com sete condutores (3 terras e 4 linhas de dados ativadas em dois pares) e com conectores wafer de 8 mm de largura em cada extremidade. Os cabos SATA podem ser de até 1 m (39 in) de comprimento, ligando um soquete da placa-mãe a uma unidade de disco rígido.
Pelo próprio nome já é possível ver a diferença entre ambos, o PATA faz a transferência de dados de forma paralela. Ou seja, é como se os dados estivesse lado a lado. Já o SATA faz a transferência em série. Ou seja, é como se os dados estivessem em fila.
Quanto mede um campo de futebol oficial?
Como aliviar dor de queimadura de sol?
Como por legenda gráfico excel?
Quanto tempo dura a droga no corpo?
Quanto ganha um tecnico em segurança do trabalho em portugal?
O que são modal verbs em ingles?
O que é composição por aglutinação?
Quanto custa para levar um gato no avião?
Quanto tempo depois do parto normal posso malhar?
Como ter mais seguidores no instagram?
O que dizer em entrevista de emprego?
O que é uma pessoa autodidata?
A partir de quantas visualizações ganha dinheiro no youtube?