O medicamento de referência é aquele que foi desenvolvido por um laboratório após anos de pesquisa e muito dinheiro investido. Para ter sua comercialização autorizada pelo órgão de vigilância de cada país, o laboratório precisa apresentar estudos clínicos comprovando a eficácia e a segurança do medicamento.
Medicamento ético é aquele medicamento prescrito por médicos que, legalmente, não pode ser anunciado na mídia de massa, ficando a propaganda restrita apenas às publicações especializadas, ainda assim, direcionada aos médicos através de propagandistas de laboratórios farmacêuticos.
Portanto, um medicamento ético pode ou não ser indicado pelo médico (no caso do Dorflex), e o consumidor pode comprar o remédio por conta própria (perigosa cultura da automedicação).
Aprofundando a questão do termo "ético" como "jargão" de farmácia: medicamento da linha ética são produzidos por laboratórios que não pagam bonificação (geralmente os multinacionais) e dependem exclusivamente da indicação médica ou de propagandas na mídia (o Vitasay, o Centrum, o Sadol, o Biotônico e muitos outros).
Medicamentos similares: Os medicamentos similares são identificados pela marca ou nome comercial e possuem a mesma molécula (princípio ativo), na mesma forma farmacêutica e via de administração dos medicamentos de referência. Também são aprovados nos testes de qualidade da ANVISA, em comparação ao medicamento de referência.
Como provar existência de sociedade?
Como provar que a pessoa é linda?
Como pegar atestado por Burnout?
Como comprovar o desvio de finalidade?
Como protocolar processo na Justiça Federal?
Como criar uma rotina com Deus?
Como protocolar procuração na Receita Federal pandemia?
Como são classificados os Incoterms?
Como fazer um encontro pedagógico com os professores?
Quanto os irmãos a obra ganham?
Como os dórios dominaram os gregos?
Como organizar despensa de ferramentas?
Como os aminoácidos entram na célula?
Como os Jogos Olímpicos chegaram na atualidade?
Como fazer um fechamento na Mega?
Quem são os eternos nos quadrinhos?