Foram observados vários movimentos corporais desses animais (como o movimento do rabo, das orelhas e a dilatação dos olhos) que comprovaram que os gatos conseguem, sim, identificar quem é seu dono apenas pelo som da sua voz.
Elas descobriram que os animais se comportavam de maneiras diferentes quando o dono sorria e quando exibia uma expressão mais triste. Durante a experiência, quando a pessoa se mostrava alegre, aumentava significativamente a probabilidade de o gato reagir com comportamentos “positivos”: ronronando, esfregando-se ou se aninhando no colo do dono.
Ou seja, o significado de dono implica possuir algo e os gatos são, obviamente, seres vivos com quem convivemos, que não se percebem como "pertencentes a alguém". Portanto, eles não têm absolutamente nenhuma obrigação de ficar conosco. No entanto, esses são animais sociais que precisam estar acompanhados para se sentirem confortáveis e seguros.
Já os gatos domésticos surgiram há cerca de 10 mil anos, provavelmente na região do Oriente Médio. As reações mais veementes dos cachorros a nossos gestos emocionais podem ter surgido simplesmente porque eles tiveram mais tempo para se adaptar à vida ao lado do homem.
Se o gato se sente seguro, protegido e à vontade, pode ter mais de um companheiro. No entanto, se você notou que seu felino gosta mais de uma pessoa do que de outra, não hesite em consultar este outro artigo: Por que os gatos gostam de algumas pessoas? O que fazer para seu gato gostar de você?
Qual o nome correto Patrol ou Patrola?
Como personalizar Instagram comercial?
Como personalizar meu filtro de barro?
Quem escreve Missão impossível?
Para que se usa a madeira do Jequitibá?
O que tem dentro de um transformador a óleo?
Como colocar barra no teclado do Chromebook?