De acordo com o artigo, os seguintes casos abaixo caracterizam uma demissão por justa causa:
Na justa causa não existe aviso prévio em Jurisprudência.
Muitos empregados adotam essa postura quando são demitidos e precisam cumprir o Aviso Prévio. ... Portanto, se o empregado, durante o curso do aviso prévio, cometer qualquer das causas insculpidas no artigo 482 da CLT (justa causa) pode SIM ser demitido por justa causa (art. 491 CLT).
Então mesmo que o motivo pelo qual você foi demitido seja negativo, se você demonstrar que reconhece o erro e procurou melhorar, com orientação de profissionais, cursos, coach e etc, pode ter uma chance de mostrar que realmente mudou.
O recrutador não precisa saber em detalhes (muitas vezes nem terá tempo para isso), então é importante ser bem preciso na sua fala. Para o recrutador é importante saber o motivo da demissão para antever possíveis problemas caso você seja contratado.
Caso tenha sido demitido por algum problema da empresa, corte de custos, e outros motivos comuns, tente apresentar brevemente o cenário (econômico, produtivo, quadro de funcionários, e etc.) da empresa no momento.
Para o recrutador é importante saber o motivo da demissão para antever possíveis problemas caso você seja contratado. Por exemplo, se você foi demitido por excesso de faltas e atrasos e a vaga para qual você está se candidatando exige assiduidade e pontualidade, você não seria o candidato ideal.
Qual a melhor maneira de lixar as unhas?
Como se escreve nas Segundas-feiras?
Como descobrir qual arquivo está corrompido?
Como se diz tomar café da manhã?
Qual o significado desse Tracinho?
Como se escreve henna ou rena?
Como escrever a palavra sorrisão?
Como juntar vídeos em um só online?
Qual é significado de rabugenta?
Como funciona o aplicativo Calm?
Como é que funciona um aterro sanitário?
O que acontece quando o bebê caga na barriga?
Como funciona sistemas com aprendizado de máquina?
O que fazer quando o feto está morto na barriga?
Quando o bebê está atravessado na barriga da mãe?
O que é afastamento temporário?
Como saber se o bebê já comeu o suficiente?