Por isso fique atento a alguns sintomas que podem indicar a ingestão de algo indevido:
Se seu cachorro apresentar esses sinais ou você desconfiar que ele engoliu algum objeto, leve-o ao veterinário imediatamente. Baseado na avaliação física e radiografia, o veterinário conseguirá dizer se o objeto vai sair “naturalmente” (através das fezes) ou se será necessário fazer uma cirurgia para remoção.
Quais são os sinais clínicos que podem ser observados?
Carvão ativado: ele pode ajudar a desintoxicar o pet Disponível em farmácias veterinárias, trata-se de uma substância adsorvente que ajuda a evitar a completa absorção das toxinas pelo organismo do cachorro. “Por ter uma superfície porosa, ele atua ligando-se e aderindo às toxinas e venenos”, esclarece o Dr.
Além dele próprio estar correndo riscos pela manipulação e estocagem do produto. O efeito do "chumbinho" em animais é bem rápido, aparecendo 5 a 10 minutos após a ingestão. Os sinais irão depender do tamanho do animal e da quantidade ingerida. Grandes quantidades podem causar morte súbita.
Arroz branco cozido, abóbora, batata cozida, peixe na chapa ou cozido e peru e frango cozido sem pele são os alimentos que prendem o intestino do cachorro mais recomendados. O ideal é repartir a comida em 3 ou 4 refeições pequenas e oferecer ao longo do dia para não forçar uma grande quantidade no estômago.
Geralmente, a lavagem intestinal é feita com produtos específicos que são vendidos na farmácia, como enemas com remédio, já prontos para uso ou dispositivos em forma de pêra onde pode ser inserida água morna, por exemplo.
Leve o seu cão ao veterinário, para ter certeza de que ele não tem alguma deficiência nutricional, verminose ou qualquer outro problema de saúde que possa causar esse comportamento. Tendo a certeza de que seu cão é um animal saudável, procure oferecer objetos que ele possa mastigar sem engolir.
Há uma síndrome chamada PICA, ou Alotriofagia, que caracteriza um apetite por substâncias não nutritivas e, em tese, estranhas para o organismo. A PICA pode ser uma compulsão por comer objetos diversos, ou uma compulsão direcionada, ou seja, o cão pode ter preferência por um único objeto.
O pior é que, geralmente, os cachorros engolem ítens não comestíveis quando seus tutores não estão vendo. Então é importante observar alguns sintomas que indicam que o cão possa ter comido algo tóxico: Se seu cachorro apresentar esses sinais ou você desconfiar que ele engoliu algum objeto, leve-o ao veterinário imediatamente.
Raio x do estômago de um cachorro que engoliu uma lâmpada. (Foto: Reprodução / Bark Post)
Você também pode utilizar carvão ativado para ajudar a retardar a absorção da substância ingerida. As grandes redes de Pet shop com certeza terão esse produto disponível. Se você se sentir inseguro em deixar seu cachorro sozinho, uma excelente opção é contratar um profissional de Pet Sitter!
O problema é que alguns cães têm o hábito de engolir coisas que não deveriam e isso é muito perigoso. Enquanto alguns objetos passam pelo sistema digestivo do cachorro sem causar danos, outros podem trazer sérios problemas. Existem muitas teorias sobre o motivo desse comportamento, mas não existe uma certeza absoluta.
Qual o peso de um bezerro Recém-nascido?
Como lavar telhado de Brasilit?
Como que se ligar um refletor 220v?
Como agradecer em poucas palavras?
Como pesar gramas pelo celular?
Como criar um mundo super plano no Minecraft?
Como mudar a cor do meu Hotmail?
Como saber todas as curtidas de uma pessoa no Facebook?
O que significa otimização de custos?
O que está sendo feito para evitar a extinção do tamanduá-bandeira?
Como melhorar o desempenho de um HD?
Como otimizar o desempenho do computador Windows 10?
O que é otimização de pessoal?