Qual a quantidade recomendada? Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a recomendação de ingestão de qualquer açúcar é de no máximo 50 g/dia. O ideal é reduzir o consumo para 25 g/dia. Por isso, o consumo de mel deve ser bastante moderado, cerca de uma colher (de sopa) cheia por dia já é o suficiente.
Melhora a memória
Em função da grande quantidade de antioxidantes e a maneira como ele estimula a absorção do cálcio, o mel é muito bom para as funções cerebrais em geral, mas é ainda melhor para a memória. Portanto, se sentir que a memória não anda muito boa, tome uma colher de mel por dia.
Como todo alimento ingerido em excesso faz mal a saúde, com o mel não é diferente. O mel em excesso pode aumentar o nível de açúcar no sangue, fazendo com que ocorra o sobrepeso, e futuramente uma diabetes. Outro malefício do mel, é que em crianças pode causar botulismo infantil.
É indicado tomar 2 colheres de chá de mel na hora de dormir, pois o doce faz com que mais saliva seja produzida. Isso melhora a mucosa da garganta protegendo contra a irritação, reduzindo e aliviando a tosse, sendo, em muitos casos, mais seguro e eficaz que alguns xaropes.
O mel não deve ser utilizado por crianças menores de 1 ano de idade, por pessoas com diabetes ou alergia ao mel, ou em casos de intolerância à frutose, um tipo de açúcar que está bastante presente no mel.
44 curiosidades que você vai gostar
Pode reduzir a pressão arterial
A pressão arterial é um fator de risco para as doenças cardíacas, e o mel ajuda a reduzi-la por ter antioxidantes. Além disso, uma colher (de sopa) rasa de mel contém 18 mg de potássio.
O problema em dar mel ao bebê é que pode haver esporos da bactéria Clostridium botulinum, que provoca o botulismo infantil. Não importa a marca ou a procedência do mel, o perigo sempre existe. Como o sistema imunológico dos bebês ainda não está maduro, eles podem pegar uma forma da doença chamada botulismo infantil.
Com poder adoçante duas vezes maior que o do açúcar, o mel também pode ser usado na combinação com frutas, leite, iogurte, pães e biscoitos, cereais e até bebidas, como sucos e cafés”, explica a nutricionista. Previne o envelhecimento precoce da pele, ajuda a combater a gripe, asma e outras doenças respiratórias...
Melhora o sono
O mel contém um nutriente chamado triptofano, uma hormona que relaxa e ajuda a adormecer. Além disso, o mel contém glicogénio, que também ajuda a garantir uma noite de sono mais tranquila e descansada.
Como são feitos os plásticos biodegradáveis?
Como o lixo eletrônico deve ser descartado?
Como os pais devem educar os filhos?
Como são produzidos os medicamentos?
Como se despedir de sua melhor amiga?
Qual é a diferença entre o selinho é o beijo de língua?
Como o processo de produção de etanol se assemelha a produção de pão?
Como foi o domínio da dinastia Tudor?
Qual o risco do plástico para a saúde humana?
Como são apresentados os personagens em um texto dramático?
Como o professor pode articular o cuidar e o educar na Educação Infantil?
Como se despedir de um amor proibido?
Como se despedir da melhor amiga?
Como se desenvolveu a agricultura nas primeiras civilizações?