O diagnóstico da anencefalia pode ser feito através do exame de ultrassom durante o pré-natal ou por meio da dosagem de alfafetoproteína no soro materno ou líquido amniótico a partir da 13ª semana de gestação.
O diagnóstico da anencefalia é feito através da ultrassonografia a partir da 12a semana de gestação quando já é possível ver a acrania, que é a ausência da calota craniana. Desde a década de 60 é possível fazer o diagnóstico ultrassonográfico de anencefalia.
Segundo a nova resolução, o diagnóstico de anencefalia deve ser feito por exame de ultrassom realizado a partir da 12ª semana de gestação, contendo fotos que demonstrem a ausência da calota craniana, além de laudo assinado por dois médicos, capacitados para tal diagnóstico.
Anencefalia e microcefalia
Na primeira, o cérebro nem mesmo consegue ser formado adequadamente. Já na segunda, o cérebro é formado, porém é menor. Enquanto o anencéfalo não pode sobreviver após o nascimento, o bebê microcefálico será capaz de viver fora do útero, com algumas limitações.
As Causas Anencefalia estão relacionadas a fatores ambientais, infecções, drogas, radiações e até mesmo vírus e fatores genéticos que, provocam a ausência de ácido fólico no metabolismo materno levando à malformação.
24 curiosidades que você vai gostar
Citando pesquisas e casos nacionais e internacionais, Lenise Garcia ressaltou que não se pode prever quanto tempo uma criança com anencefalia pode viver. Cerca de 1% vive por três meses, outras crianças podem chegar a dez meses e, algumas, podem viver até um ano e dois meses.
O feto não desenvolve o encéfalo e nem a calota craniana, e o cerebelo e a meninge são reduzidos. Em grande parte dos casos, o tecido cerebral fica exposto. Essa malformação compromete partes importantes do cérebro, que são responsáveis pela visão, audição, coordenação de movimentos e pensamento, por exemplo.
O natimorto é aquele que nasceu morto, isto é: Diz-se de, ou aquele que, tendo vindo à luz com sinais de vida, logo morreu . (HILDEBRAND, 2007, p. 205). O natimorto já foi um nascituro, assim sendo, tinha seus direitos resguardados quando figurava como nascituro.
Causas e fatores de risco
Determinadas infecções, como rubéola, toxoplasmose ou citomegalovírus. Desnutrição grave, ou seja, falta de nutrientes ou alimentação insuficiente. Exposição a substâncias nocivas, tais como álcool, determinados medicamentos ou substâncias tóxicas.
Como se comportar em uma entrevista de emprego para conseguir a vaga?
Como limpar o controle remoto?
Como descobrir quais são as minhas metas?
Como abrir arquivos do celular no Xbox 360?
Porque aparece caruncho no arroz?
O que eu gosto de fazer exemplos?
Como passar em concursos do Ministério Público?
Como são formados os flagelos?
O que pode está consumindo a memória RAM do PC?
Como aconteceu o Romantismo na Europa?
O que fazer depois de um dia difícil?
Como ver o histórico de outro celular?
O que fazer quando você não sabe o que fazer da vida?
Qual o melhor perfume para trabalhar?