O círculo trigonométrico é uma circunferência de raio 1 usada para representar números reais relacionados a ângulos. Sendo assim, cada ponto dessa circunferência está relacionado a um número real, que, por sua vez, representa um ângulo. Assim, é possível representar também valores de seno e cosseno.
Para fazer um círculo trigonométrico, devemos construí-lo sobre o eixo de coordenadas cartesianas com centro em O. Ele apresenta um raio unitário e os quatro quadrantes.
O círculo trigonométrico é dividido em quatro partes iguais: 1º, 2º, 3º e 4º quadrantes. São definidos no sentido anti-horário e cortados pelos pontos cartesianos X e Y.
O que é o ciclo trigonométrico? O ciclo trigonométrico nada mais é do que a representação gráfica de uma ferramenta essencial para o estudo da Geometria e de muitos outros temas das ciências exatas e humanas. Ele é, como o próprio nome indica: uma circunferência dividida em quadrantes.
O círculo trigonométrico possui raio 1 e é representado no plano cartesiano. O círculo trigonométrico é um círculo de raio 1 representado no plano cartesiano. Nele o eixo horizontal é o eixo dos cossenos e o eixo vertical é o eixo dos senos. Pode ser chamado também de ciclo trigonométrico.
O eixo x corresponde aos valores de cosseno, o y aos valores de seno e a reta paralela ao eixo y aos valores da tangente, como mostra a figura abaixo.
Seno e co-seno no círculo trigonométrico
1º Quadrante: 0 até 90°; 2º Quadrante: 90° até 180°; 3º Quadrante: 180° até 270°; 4º Quadrante: 270° até 360°.
Identificando os Quadrantes do Ciclo Trigonométrico
Veja: No primeiro quadrante, o seno e o cosseno são positivos, logo a tangente também o será. ... No terceiro quadrante, o seno e o cosseno são negativos, logo a tangente será positiva. No quarto quadrante, o seno é negativo e o cosseno é positivo, logo a tangente será negativa.
De acordo com a simetria do círculo trigonométrico temos que o eixo vertical corresponde ao seno e o eixo horizontal ao cosseno. Cada ponto dele está associado aos valores dos ângulos. No círculo trigonométrico podemos representar as razões trigonométricas de um ângulo qualquer da circunferência.
Chamamos de ângulos notáveis aqueles mais conhecidos (30°, 45° e 60°). As razões trigonométricas mais importantes são seno, cosseno e tangente: A medida de um arco no círculo trigonométrico pode ser dada em grau (°) ou radiano (rad).
Quadrante III: contém os números reais que vão de π até 3π/2 e os ângulos entre 180° e 270°. Quadrante VI: contém os números reais que vão de 3π/2 até 2π e os ângulos entre 270° e 360°. No círculo trigonométrico, é possível encontrar os valores de seno e de cosseno de um ângulo θ qualquer.
Quando dividimos o círculo trigonométrico em quatro partes iguais, temos os quatro quadrantes que o constituem. Para compreender melhor, observe a figura abaixo: De acordo com o quadrante em que está inserido, os valores do seno, cosseno e tangente variam. Ou seja, os ângulos podem apresentar um valor positivo ou negativo.
Qual é o significado de sonhar com ex-amor?
Como se encontra a divisão territorial da América Espanhola antes da independência?
O que é libras e como se estrutura a gramática da Língua Brasileira de Sinais?
Como se explica o desaparecimento da característica recessiva em F1 e seu reaparecimento em F2?
Como de Escreve Deichar ou deixar?
Que que significa a palavra Deca?
Qual a relação que existe entre a fossilização e as rochas sedimentares?
Quanto tempo dura a decolagem de um avião?
Como aplicar enzima para gordura localizada?
Como funciona uma doação de imóvel?
Como funciona o sistema nacional de doação e transplante de órgãos?