Achatamento de um dos lados da parte de trás da cabeça – a cabecinha do bebê fica torta ou amassada. Um olho ou orelha pode parecer mais alto/mais para frente do que o outro (Olhos e ouvidos podem estar desalinhados). Dependendo do grau de assimetria a testa se projeta ligeiramente de um lado.
Nas assimetrias mais severas, pode ser necessário o uso de uma órtese craniana, também chamada informalmente de capacetinho. “Ela é produzida sob medida e encosta nas regiões que não devem crescer mais. Com isso, impede o apoio onde há achatamento, moldando o crescimento natural do crânio.
A órtese craniana, também conhecida como “capacetinho”, é indicada para pacientes com assimetria craniana postural moderada ou grave. Para ter o diagnóstico, é necessário procurar um médico assim que observar alguma diferença na cabeça do bebê, preferencialmente com 4 a 9 meses de idade.
Conforme os meses vão passando, a cabecinha vai ficando mais proporcional ao resto do corpo, mas os recém-nascidos têm mesmo o perímetro cefálico avantajado. Para se ter uma ideia, no segundo mês de gestação, a cabeça corresponde a metade do corpo do feto. Quando o bebê nasce, o percentual já caiu para 25%.
A cabeça do recém-nascido torta acontece porque o crânio do bebê ainda está em formação, então, qualquer posição ou pressão sobre a sua cabeça, principalmente até os 6 meses de vida, pode ocasionar uma deformação craniana nas “placas móveis” (suturas) que precedem a formação do osso.
Qual o tratamento das assimetrias cranianas em bebês? Quando iniciar o tratamento? O tratamento proposto depende basicamente de 3 fatores: a idade do bebê, a gravidade da assimetria e a resposta que o bebê está tendo as intervenções (reposicionamento, fisioterapia, etc.).
De acordo com o exame físico e com as escalas internacionais (como a escala de assimetria craniana do “Children’s Healthcare of Atlanta”) podemos classificar e graduar as assimetrias e quantificar sua gravidade, propondo as terapias mais adequadas.
Quais as consequências de uma assimetria craniana posicional não tratada? Além das óbvias consequências estéticas, como “cabeça torta”, desalinhamento das orelhas, assimetrias na face, etc., alguns estudos mostram que crianças com severas assimetrias podem ter algumas alterações funcionais.
Isso acontece porque até os 2 anos de idade a cabeça do bebê atinge cerca de 90% do tamanho do crânio adulto, ou seja, quase todo o crescimento efetivo se concentra nesse período, principalmente nos primeiros meses de vida.
Quais são as fontes mais comuns de incêndio?
Quantas em quantas horas o Recém-nascido mama?
Como clarear mármore branco encardido?
Qual é o número que vem depois de 999 mil?
É normal imaginar coisas ruins?
Para que serve o note do iPhone?
Qual o médico que cuida da síndrome do túnel do carpo?
O que acontece quando o INR está alto?
Como aplicar meditação na escola?
Como se divide o Evangelho Segundo o Espiritismo?
Qual bico serve na mamadeira Avent pétala?