Respeite o sentido do veio da madeira Aqui uma dica importante: sempre lixe no sentido do veio da madeira! Se lixar perpendicularmente (90 graus) a madeira vai ficar riscada e vai ser bem trabalhoso desbastar essa superfície. A direção da seta indica o sentido do veio da madeira.
Para o acabamento, é interessante fazer o lixamento final com uma lixa número 2 porque costumam deixar a madeira bem lisa, mesmo sem a aplicação de qualquer produto. Depois, utilize um pano úmido para retirar resíduos de todo o processo e escolha o acabamento ideal entre cera e verniz.
Escolha as suas lixas Lixas de maior granulação farão um mais fino; já as grossas são para grandes desgastes. Para madeiras envernizadas, por exemplo (que exigem um acabamento mais bem-feito) um modelo número 1 é ideal. Para lixar madeiras pintadas, é preciso a lixa própria para madeiras com tinta.
Repare partes danificadas: use massa corrida para madeira para corrigir partes danificadas, como buracos, superfícies lascadas e amassados. Lixe o móvel: lixe o móvel de maneira uniforme para remover sujeiras, tintas, resíduos, verniz e outros revestimentos antigos. Esse passo fará a nova tinta aderir mais facilmente.
Use a lixa sempre reta em relação à madeira. Pressione-a igualmente por toda sua superfície para evitar criar desníveis. Esse lixamento serve para trabalhar a camada mais grossa da madeira, removendo restos de tintas, verniz, pedaços de farpas etc.
Em trabalhos com madeira geralmente se usam lixas de grão . Fique atento para a seqüência de uso de cada número de lixa. O grão seguinte não pode exceder mais que 50% do grão usado anteriormente, se você iniciou o trabalho usando grão 80, a próxima lixa deverá ter 50% a mais de 80, isto é, 120.
Esses riscos ― que são o que chamamos de sulcos ― têm sempre a mesma direção horizontal ou vertical. Isso é importante porque, para lixar madeira da maneira correta, você deve seguir essa mesma direção.
Para lixar móveis e peças de madeira, você tem duas opções: comprar uma lixadeira elétrica ou folhas de lixa para realizar o trabalho manualmente. Quanto a isso, considere o tamanho da peça e a recorrência com a qual você fará projetos de restauração.
Mas o especialista avisa: “Para lixar madeiras pintadas, temos a lixa própria para madeiras com tinta.”. Outra opção além da lixa comum é a lixadeira roto orbital.
Avalie as condições da madeira e, ao longo do processo, sinta quantas e quais trocas serão necessárias para alcançar o efeito esperado. Para o acabamento, é interessante fazer o lixamento final com uma lixa número 2 porque costumam deixar a madeira bem lisa, mesmo sem a aplicação de qualquer produto.
Como saber quando o peixe está dormindo?
Quantas horas pode trabalhar um intermitente?
Como ativar o Turbo Power do Moto One Action?
Como são determinadas as funções psicológicas superiores?
Como saber se uma pessoa é preguiçosa?
O que é bom para virose remédio caseiro?
Qual é a fase mais duradoura das gimnospermas?
Quais os benefícios da leitura na educação infantil?
Como funciona a pontuação do hipismo?
Qual é o Hokage mais inteligente?
Qual o limite de banco de horas?
Qual a praia mais limpa de Angra dos Reis?
O que fazer para acelerar a queima de gordura?
Qual é o certo masculino ou masculina?