14 sinais de que você tem inteligência emocional
De acordo com a psicologia, inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Um exemplo é a pessoa que consegue terminar suas tarefas e atingir suas metas, mesmo sentindo-se triste e ansiosa ao longo de um dia de trabalho.
O próprio Daniel Goleman entende que o Q.I. contribui com 20% do sucesso na vida, ao passo que o Q.E. contribui com 80%! Assim sendo, é possível afirmar que, atualmente, o Q.E. é mais importante para ter sucesso na vida.
As dimensões da Inteligência emocional são: autoconhecimento, regulação, percepção, expressão, influência e empatia.
Quando um indivíduo consegue ter o controle das suas próprias emoções de forma mais fácil, dizemos que ele tem inteligência emocional. ... Essa habilidade é conquistada a partir do autoconhecimento, pois quando a pessoa olha para si, passa a encarar as próprias emoções, utilizando-as em seu benefício.
A inteligência emocional faz com que seja mais fácil perceber e gerenciar os sentimentos de outras pessoas, habilidade fundamental para aqueles que pretendem ocupar cargos de liderança. Dessa forma, é possível antecipar problemas da equipe e solucionar conflitos com mais facilidade.
Diferente do Quociente Intelectual (QI), fortemente valorizado em nossa sociedade, o Quociente Emocional (QE) está relacionado com a nossa capacidade de lidar com as mudanças cotidianas e ter controle emocional a respeito das nossas emoções e nossos sentimentos.
Não tenha medo de se comunicar honestamente e mostrar seus sentimentos, desde que com habilidade. Este é um dos aspectos mais importantes para desenvolver a inteligência emocional. 80-100 pontos: Se seus resultados estão neste intervalo, há duas possibilidades: ou você tem um nível de inteligência emocional extremamente alto, ou baixíssimo.
Inteligência emocional tem tanto a ver com saber quando e como expressar emoções quanto com o controle delas – e esta capacidade é valiosa. Pesquisadores da Universidade de Yale descobriram que demonstrar emoções positivas pode beneficiar trabalhos em equipe.
Para começar a entender, é importante saber que a inteligência emocional tem quatro pilares: Perceber emoções (suas e dos outros) Raciocinar a partir do que dizem as emoções (também suas e dos outros) Entender o que as emoções significam. E gerenciar elas. É daí que vem o primeiro ponto da conexão.
A inteligência emocional não vem do nascimento: ela pode ser desenvolvida. Trabalhe sua autoconsciência, porque ela é o primeiro fundamento da inteligência emocional. Se parece muito difícil, não hesite em pedir ajuda para quem você considera ter muito conhecimento relacionado a oferecer.
O que é simbiose de um exemplo?
O que comer para quem tem trombose?
Pode deixar o peixe betta no quarto?
Quantas toneladas leva uma Julieta?
O que os italianos comem no dia a dia?
Qual animal está no topo da cadeia alimentar marinha?
Qual o nome da injeção para alergia?
Qual a vantagem de um controle centralizado?
E causa de dissolução da sociedade?
Quanto cobrar para atualizar Windows?
Qual é o melhor detetive dos animes?
Como ficou a relação entre Cuba e EUA?
Qual o primeiro videogame lançado no Brasil?
Qual remédio constitucional não pode ser gratuito?
É difícil cuidar de um bonsai?