Os sinais vêm através de sensação de vazio no estômago e/ou dores, dores de cabeça, mal estar, entre outros sinais. Isso é fome. Já a vontade de comer, ou a gula, aparece quando mesmo saciados, sentimos vontade de ingerir alimentos calóricos e cheios de açúcar.
“Quando estamos com fome o estômago reclama e qualquer alimento irá satisfazer essa necessidade. Já a gula é aquela vontade de algo específico, geralmente calórico e pobre em nutrientes, comum de aparecer no fim da tarde devido à queda nos níveis de serotonina”, explica a nutricionista.
Sinais comuns de fome podem ser: sensação de estômago vazio ou roncando, queda de energia, sono, irritação, dor de cabeça, entre outros. Por isso, é importante saber como seu corpo reage.
A ansiedade que leva muitas pessoas a comer frequentemente está ligada a sentimentos de culpa, baixa autoestima, vergonha, insatisfação, frustração e remorso. “A comida funciona como uma espécie de 'muleta' ou 'válvula de escape' para superar essas sensações desprazerosa”, conta o psicólogo.
Mas se você sente alguns dos sintomas de crise de ansiedade listados acima, pode estar usando a comida como uma válvula de escape. E isso é ruim, porque geralmente é um comer sem controle, sem fome, sem vontade, e até sem sentir o sabor das coisas. Porque a pessoa não está comendo de forma consciente.
O pecado da gula – Gastrimargia – consiste no excesso do comer e beber.
Qual o intervalo entre sessões de Microagulhamento?
Quais as cores secundárias dos LEDs RGB?
Quais as doenças causadas pela falta de melanina?
O que colocar na piscina de plástico para limpar?
Quem tem vasculite pode doar sangue?
O que fazer para ser popular na escola?
O que faz um correspondente da Caixa Econômica Federal?
Quantas vezes por ano posso tomar Annita?
O que acontece se o café ferver?
Qual a cor do frasco para hemocultura?
O que é ART e sua importância?
Quem está de dieta pode tomar sopa de feijão?
Quem salvou mais vidas em Grey's Anatomy?