Anemia, câimbra e mais: 4 sintomas da falta de nutrientes no corpo
O principal sintoma da deficiência de potássio é a câimbra recorrente. Esse é um nutriente que pode ser encontrado no leite e seus derivados, além de carnes, amendoim, frutas e hortaliças como melão, mamão, abacate, cenoura e batata.
Furúnculos, calvície, unhas quebradiças, conjuntivite, dermatites, perda de apetite, inflamações, dores musculares, fraqueza, enjoos, fadiga, anemia, altos níveis de colesterol e alucinações são alguns sintomas causados pela falta dessas vitaminas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia acontece quando um nutriente que compõe as células vermelhas do sangue (hemoglobina) está em falta no organismo. Entre esses nutrientes estão proteínas, ferro, zinco e vitamina B12.
10 sintomas que a falta de vitaminas causa no seu corpo
1. Suco de morango e castanhas. O morango é rico em potássio, fósforo e vitamina C, enquanto as castanhas são ricas em vitaminas do complexo B e magnésio, que ajudam a dar mais energia para uma boa contração muscular e prevenção de cãibras.
Como aliviar a cãibra
Dentre esses prejuízos causados pela carência de minerais, há possibilidade de doenças circulatórias, doenças ósseas, arteriosclerose, diabetes, gastrite, prisão de ventre, cálculos renais, câncer, depressão, dentes e unhas fracas, cabelos pouco macios e frágeis, além de irritabilidade e cegueira noturna.
Por exemplo, a falta excessiva da vitamina B1 pode causar beribéri, uma doença que causa sintomas como são inchaço das pernas, dormência, dificuldades em respirar e problemas no coração. Já a falta elevada de vitamina B3 causa a pelagra, uma doença que causa diarreia, inflamação na pele e demência.
O médico pode desconfiar que a pessoa pode ter deficiência de vitamina D quando observa que ela não se expõe ao sol de forma adequada, usa sempre protetor solar e não consome alimentos ricos em vitamina D. Em idosos, pode-se suspeitar da carência de vitamina D em caso de osteopenia ou osteoporose.
A principal doença relacionada com a deficiência de vitamina C é o escorbuto, cujos sintomas se manifestam após 4 a 6 meses de falta da vitamina, levando ao aparecimento de de alguns sinais e sintomas como manchas roxas na pele.
A falta de vitamina D é tão perigosa quanto o consumo em excesso. A hipervitaminose D pode levar à calcificação excessiva dos ossos e ao endurecimento dos vasos sanguíneos, rins, pulmões e coração.
Quais são os benefícios em manter os níveis de vitamina D sob controle? Mantendo os níveis de vitamina D sobre controle você garante o bom funcionamento do organismo. Também, consegue uma melhor efetividade no combate a doenças. Ela é uma vitamina única uma vez que, quando absorvida, é processada pelo nosso organismo e transformada em um hormônio.
Qual a bebida favorita de Jungkook?
O que fazer quando o bebê acorda de madrugada e não quer mais dormir?
Qual as 10 cidades mais populosa de Santa Catarina?
Onde obter laudo médico oficial?
Qual é a composição química do polietileno?
Quais são os principais compositores da valsa no Brasil?
Quem tem intolerância à lactose pode tomar leite de búfala?
O que foi o movimento cartista e Ludista?
Onde se localizam as células de Merkel?
Como proteger o melasma do sol?
Quando preencher o Registro 0900 SPED Contribuições?
Que tipo de animal e a lagartixa?
Para que serve o sleep timer da TV?
Quanto um médico ganha por cesárea?
Quem fez a tatuagem da Larissa Manoela?
Como recuperar contatos apagados do Whatsapp Samsung?
Quais as marcas de carros que menos desvaloriza?