Utilizados nos mais diversos ramos da ciência, o Microscópio Óptico permitem a observação de objetos minúsculos, ampliando sua imagem em até 1000 vezes. Com funcionamento simples, a ampliação é feita por meio de um conjunto de lentes – de vidro ou de cristal – e uma fonte de luz.
Os microscópios ópticos são, geralmente, utilizados em laboratórios de análises e se dividem em:
Espessura da lamínula As objetivas de luz transmitida são projetadas para reproduzir imagens de espécimes cobertos por uma lamínula fina. A espessura desta pequena peça de vidro é agora padronizada em 0,17 mm para a maioria das aplicações.
É dividido em duas partes: o pé (ou base) e o braço. Platina: Lugar onde se coloca a lâmina (porta-objetos). Cabeçote: Contém o sistema de lentes oculares, podem ser monocular ou binocular. Revólver: Contém o sistema de lentes objetivas.
Descubra quais são os 16 tipos de microscópios e suas funções
Microscópio óptico Os microscópios ópticos ou de luz foram inventados há mais de 400 anos, mas são, até hoje, os mais utilizados para estudos celulares. São compostos por dois tipos de lentes: as oculares (comumente possuem um aumento de 10x) e as lentes objetivas (que comumente possuem 4x, 10x, 40x e 100x de aumento).
Com o advento do microscópio e o aprimoramento desse equipamento, surgiram inúmeras metodologias que podem ser empregadas para o preparo do material biológico para observação no microscópio óptico. Através da leitura deste texto, algumas delas podem ser conhecidas. Leia com atenção!
Métodos para observação ao microscópio óptico Preparação de lâminas para microscopia Como já visto anteriormente, o microscópio óptico necessita que um feixe de luz atravesse o objeto e as lentes para ser observado. Sendo assim, é necessário que o espécime a ser visualizado ao microscópio seja translúcido.
Atualmente, há microscópios ópticos que podem atingir um aumento de até 1500 vezes. Para que possamos visualizar um objeto através do microscópio óptico, é necessário que um feixe de luz atravesse o material e atinja a lente. Sendo assim, os objetos vistos através do microscópio óptico devem ser extremamente finos.
Enquanto o microscópio óptico pode aumentar a visualização em até 1500 vezes, existem modelos eletrônicos com capacidade de aumento de mais de 500 mil vezes. As células são estruturas muito pequenas que possuem, em geral, entre 0,1mm e 0,01mm. Portanto, a maioria é invisível a olho nu.
Como fazer segundo grau a distância?
Quais os benefícios de beber água ozonizada?
Como termina o filme Ensaio sobre a Cegueira?
Como funciona a pulseira do humor?
Como funciona o acumulador de pressão?
O que acontece em Outlander na 2 Temporada?
Quando encerra as inscrições para o Encceja?
Qual a importância do aterro sanitário para a saúde pública nas cidades?
Como terminar com alguém que vc não ama mais?
O que é Bling e como funciona?
Como concluir o Ensino Médio em 2021?
Como finalizar correntinha de crochê?
Como fazer ensino fundamental à distância?