Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.
Concordância verbal e nominal estuda a compatibilidade existente entre cada elemento de uma oração; Concordância verbal refere-se ao verbo em relação ao sujeito, já a concordância nominal refere-se às classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, artigo.
Para que essa relação seja harmônica, o verbo precisa concordar com o sujeito. Ou seja, em uma oração, quando o sujeito está no singular, o verbo deve ser flexionado da mesma forma. No plural, a mesma coisa deve acontecer. Para que haja concordância, então, o correto é dizer “nós vamos” — assim, ambos estão no plural.
Ao utilizar o pronome relativo quem em uma oração, a construção verbal que o acompanha pode ser conjugada de duas maneiras. Pode-se optar por flexionar o verbo de acordo com a pessoa que antecede o pronome ou conjugá-lo na 3ª pessoa do singular.
Singular é quando a palavra escrita se refere a um só elemento. Plural é quando a palavra se refere a mais de um elemento. Vejamos diferentes exemplos de palavras no singular: Não pare agora......Vejamos os exemplos:
Exemplo: “Ele comprou um lápis” (singular) / “Ele comprou cinco lápis” (plural). No entanto, existem alguns casos especiais em que a flexão do vocábulo no plural acrescenta ou altera os sufixos.
Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Ex: Os jogadores andam pelo gramado. Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome. Ex: Os jogadores andam pelo gramado cansados.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. ... Se o sujeito vier composto por pronomes pessoais diferentes – o verbo concordará conforme a prioridade gramatical das pessoas.
No caso de palavras compostas análogas formadas no Brasil, creio que, às vezes, o segundo elemento está erroneamente no singular quando deveria estar no plural. Isto ocorre porque os brasileiros tendem a dizer as coisas mais no singular do que no plural. Exemplo: mata-burro.
É o guarda-sol, e não o "guarda-sóis", pois há somente um sol. No caso de palavras compostas análogas formadas no Brasil, creio que, às vezes, o segundo elemento está erroneamente no singular quando deveria estar no plural. Isto ocorre porque os brasileiros tendem a dizer as coisas mais no singular do que no plural.
Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.
Para explicações completas, consulte gramáticas. Esses verbos geralmente aparecem antepostos ao sujeito e concordam com ele em número e pessoa. Nas locuções verbais, o verbo principal transmite a pessoalidade ao verbo auxiliar, isto é, o verbo auxiliar é o que flexiona em número e pessoa.
Quais são os tipos de linhas convencionais?
O que causa a barriga hormonal?
Quais são os astros luminosos que giram ao redor do planeta?
Tem como comprar menos de 100 ações?
Qual a importância de Roman Jakobson para as funções da linguagem?
Como tomar prednisolona líquido?
Quanto tempo o rebite fica no cabelo?
Onde predomina o clima subtropical?
Em que parte do continente está localizado o Brasil?
Quantas gramas de ouro tem uma medalha olímpica?
Quantos cavalos tem a CB 650F 2020?
Quantos downloads tem o Fortnite ao todo?
Quanto tempo dura uma harmonização da face?
O que significa distúrbio mental?
A partir de quantas semanas se faz ultrassom pela barriga?
É possível o perdão judicial para os casos de lesão corporal culposa e dolosa leve?