A madeira de lei é aquela que tem menos alburno e que é, portanto, mais pesada e forte. Uma espécie nobre pode sobreviver por centenas de anos. Quando falamos de cores, a madeira de lei tem tons marcantes que vai do bege-amarelado passando pelo amarelo, vermelho e marrom escuro, dependendo da espécie.
Hoje, 'madeira de lei' indica madeiras duras, resistentes e de alto valor comercial”, diz João Batista. Com essa definição mais ampla, espécies como o ipê, o mogno, o cedro e o jacarandá passaram a integrar esse nobre time. ... Não é novidade que as madeiras nobres continuam rareando por conta da derrubada ilegal.
Principais madeiras nobres e onde devem ser usadas
Até o momento, amostras de 11 espécies permanecem intactas e integram o grupo das madeiras tropicais mais duráveis: preciosa, muirapixuna, jataipeba, cumaru, maparajuba, louro-canela, abiurana, pau-santo, muiracatiara-rajada, angelim-vermelho e maçaranduba.
Podemos identificar as madeiras através da observação dos tecidos lenhosos, quando visto a olho nu ou com o auxílio de uma lupa. Esta deve ser colocada em contato com a superfície em exame, procurando-se sempre uma posição que forneça iluminação adequada sobre o campo visual.
Conheça os tipos de madeira
teca
No estande, a teca é uma das espécies que se destacam. A madeira é apreciada no mundo inteiro, seu alto valor comercial e características ímpares atraem investidores de outras áreas, que vêem nela mais uma opção de renda.
Até o momento, amostras de 11 espécies permanecem intactas e integram o grupo das madeiras tropicais mais duráveis: preciosa, muirapixuna, jataipeba, cumaru, maparajuba, louro-canela, abiurana, pau-santo, muiracatiara-rajada, angelim-vermelho e maçaranduba.
Separamos 5 exemplos de madeira de lei que se destacam, confira: O Jacarandá é uma madeira de lei muito utilizada na criação de móveis de luxo como cadeiras, bancos, mesas, armários, etc. Em algumas situações, essa madeira de lei também é utilizada na construção civil, especialmente em acabamentos internos.
Basicamente, as cores da madeira de lei são divididas em claras, médias, vermelhas e escuras. A superfície da madeira de lei costuma ser lisa e lustrosa, além de ter pouca distinção entre o cerne e o alburno. Veja também: Madeira Plástica– Veja Como Usar e Encante-se com 6 Exemplos Práticos.
Na época da colonização no Brasil as madeiras de lei eram consideradas estratégicas para a construção de navios e eram defendidas pela lei do reinado em decreto feito pelos governantes da época. Antes do século XX, as embarcações eram construídas em madeira de lei.
Essa madeira de lei é utilizada em móveis, janelas, portas, pisos, paredes e tetos. Essa versatilidade se deve a facilidade de serrar, lixar, aplainar, pregar e parafusar uma peça de cedro. O Jatobá, também conhecido como brazilian-cherry, está no grupo das dez madeiras mais valiosas e negociadas do mundo – junto com o ipê e o mogno.
Como plantar a semente de capim-elefante?
Quem destruiu os muros de Jerusalém que Neemias reconstruiu?
Como fixar orquídeas em troncos de árvores?
Como fazer mudas de Mamacadela?
Como plantar mudas em bandeja?
Como tirar sementes de embaúba?
Como foi construída a usina Hidrelétrica de Itaipu?
Como plantar caule de rosa na batata?
Como cuidar da planta unha de gato?
Como plantar sorgo Santa Elisa?