Podemos identificar reações redox usando números de oxidação, que são atribuídos a átomos em moléculas, assumindo que todas as ligações com os átomos são iônicas. Um aumento no número de oxidação durante uma reação corresponde à oxidação, ao passo que uma diminuição corresponde à redução.
REAÇÃO REDOX: são aqueles processos químicos que envolvem TRANSFERÊNCIA (troca) DE ELÉTRONS de uma molécula, átomo ou íon para outro reagente. AGENTE OXIDANTE ou oxidante: substância que promove uma oxidação ao mesmo tempo em que ela se reduz no processo: bom aceitador de elétrons.
3. Classificação das reações e dos agentes em reações de óxido-redução: se houver uma perda de elétrons a reação será chamada de reação de oxidação; quando há ganho de elétrons é chamada de reação de redução. O elemento que sofre oxidação é chamado de agente redutor e o que sofre redução é chamado de agente oxidante.
Exemplo 1: balanceamento de equações redox em solução ácida
As reações de oxirredução são aquelas em que ocorre transferência de elétrons de uma espécie química para outra, sendo que o átomo ou íon que recebe elétrons tem a sua carga ou número de oxidação (Nox) diminuido, e dizemos que ele sofreu uma redução.
Uma semi-reação é a representação individual do processo de oxidação ou de redução. No processo global, o número de elétrons doados tem que ser igual ao número de elétrons recebidos, portanto, a semi-reação do ferro tem que ser multiplicada por 2.
Veja um exemplo: na formação do sal de cozinha (cloreto de sódio – NaCl), o sódio cede definitivamente um elétron para o cloro, formando o cátion Na+, ou seja, ele sofre oxidação, pois perdeu um elétron e seu Nox aumentou de zero para +1.
Exemplos de reações de oxirredução (redox), agentes oxidantes e redutores e tipos comuns de reações redox. O que é uma reação redox?
Reações de oxidação-redução, ou redox, são reações que envolvem a transferência de elétrons entre espécies químicas (confira este artigo sobre reações redox se quiser refrescar a memória!).
Em terminologia química, diz-se que o redutor se oxida, perde elétrons, e, em consequência, seu número de oxidação aumenta, enquanto com o oxidante ocorre o oposto. Os mais fortes agentes redutores são os metais altamente eletropositivos, como o sódio, que facilmente reduz os compostos de metais nobres e também libera o hidrogênio da água.
Estas reações NÃO PODEM OCORRERem forma isolada: se há OXIDAÇÃOtem que haver simultaneamente REDUÇÃO. 2 Estas reações se conhecem também como de SEMIPILHA, devido a que a combinação de duas delas dá lugar à formação de uma PILHA GALVÂNICA.
Quanto custa um intercâmbio de 1 ano em Los Angeles?
Quais são os sintomas da apraxia da fala?
Quantos irmãos Alvo Dumbledore tem?
Quais os benefícios da ISO 9001 para as empresas?
Quais os efeitos colaterais da Damiana?
Qual o valor da insalubridade para auxiliar de limpeza?
Quantos títulos da Premier League tem o Manchester United?
Como se contrai a bactéria estreptococos?
Para que serve vitamina B12 no corpo?
Qual é o melhor banco para abrir uma conta em Portugal?
Qual doença a rainha Elizabeth teve?
Qual o objetivo da pragmática?
Porque o Brasil recebeu o nome de Terra dos Papagaios?