Como se pega: o Streptococcus pyogenes pode ser facilmente transmitido de pessoa para pessoa por meio do compartilhamento de talheres, beijos ou secreções, como espirros e tosse, ou por meio do contato com secreções de feridas de pessoas infectadas.
Sintomas de Streptococcus agalactiaeFebre, calafrios, náuseas e alterações no sistema nervoso, que são mais frequentes quando a bactéria está presente no sangue;Tosse, dificuldade para respirar e dor no peito, que podem surgir quando a bactéria atinge os pulmões;
Estreptococos são microrganismos aeróbios Gram-positivos que causam muitos distúrbios, incluindo faringite, pneumonia, infecções em feridas e na pele, sepsia e endocardite. Os sintomas variam com o órgão infectado.
Os estreptococos do grupo A podem ser encontrados na pele, na garganta e no nariz de muitas pessoas saudáveis, mesmo se não estiverem doentes. A faringite estreptocócica e infecções cutâneas leves (como impetigo) são muito comuns; estima-se a ocorrência de 10 milhões de casos por ano nos Estados Unidos.
Entre a 35ª e 37ª semanas de gestação os obstetras fazem habitualmente o exame do cotonete, que consiste na obtenção de material da vagina e do ânus com uma espécie de cotonete para pesquisar a presença do Estreptococos do grupo B. Se o exame for positivo, significa que a mãe está colonizada.
27 curiosidades que você vai gostar
A infecção bacteriana pode ser transmitida para o bebê durante o parto normal – quando o pequeno está passando pela vagina da mãe, região onde vivem os estreptococos do grupo B. Os sintomas que indicam que o bebê foi infectado são febre, choro constante, recusa alimentar e muito sono.
Fique atenta: o resultado positivo no exame para estreptococos do grupo B não exclui a opção do parto normal.
A espécie mais frequente é justamente o Staphylococcus aureus, mas existem dezenas de outras. Os estafilococos estão presentes na superfície de pele de cerca de 20% das pessoas, e no nariz de 30% dos adultos, o que é considerado normal.
Os estreptococos são classificados de acordo com a sua capacidade de provocar lise (morte celular) em eritrócitos, em alfa (hemólise incompleta), beta (hemólise total) ou gama (nenhuma hemolise)-hemolítico.
O exame do cotonete é um exame que deve ser realizado entre a 35ª e a 37ª semana de gestação e que tem como objetivo identificar a presença da bactéria Streptococcus agalactiae e sua quantidade.
O gênero Streptococcus, pertencente à família Streptococcaceae, tem seus representantes esféricos (cocos) agrupados em forma de cadeia. Também são colorados gram-positivos, como os Staphylococcus. Normalmente estes organismos preferem ambientes oxigenados, porém se desenvolvem também em meio anaeróbio.
As estreptococcias são processos infecciosos com amplo espectro de manifestações piogênicas invasivas e não-invasivas, bem como complicações não-piogênicas. IMPETIGO: consiste de uma lesão vésico-pustulosa superficial da pele, intra-epidérmica e unilocular, que tende a tornar-se crostosa.
Faringite pode ser causada por vírus e bactérias ou ser sintoma de outras doenças, como alergias. A faringite é uma inflamação que acomete a faringe, parte superior da garganta que liga o nariz e a boca ao esôfago e à laringe. Ela pode ser causada por bactérias ou vírus (a maioria dos casos).
Classificação de Lancefield
Tomando por base este polissacarídeo, os estreptococos foram divididos em 20 grupos sorológicos (grupos de Lancefield), designados por letras do alfabeto (A, B, C, D, E, F, G, H, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U e V).
- Estreptococos: cocos agrupados em cadeias. Ex: Streptococcus salivarius, Streptococcus pneumoniae (pneumococo), Streptococcus mutans. - Estafilococos: cocos em grupos irregulares, lembrando cachos de uva. Ex: Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Staphylococcus saprophyticus.
Os estreptococos são bactérias gram-positivas, esféricas ou ovóides, na sua maioria imóveis, menores de 2µm de diâmetro, catalase-negativas e geralmente anaeróbicas facultativas.
Pelo fato de poder ser encontrada naturalmente no organismo, principalmente na boca e no nariz, essa bactéria pode ser transmitida através do contato direto, gotículas presentes do ar por meio de tosse e espirros e por meio de objetos ou alimentos contaminados.
O homem e os animais são os principais reservatórios, sendo a cavidade nasal o principal hábitat no ser humano. E a partir da cavidade nasal, as bactérias podem alcançar a pele, feridas, o ar, água, solo, leite e qualquer superfície ou objeto que entre contato com o homem.
As infecções por Estafilococos aureus são tratadas classicamente com derivados da penicilina, como a Oxacilina, Cefazolina e Cefalotina. Infecções restritas a pele podem ser tratadas com antibióticos por via oral. Infecções mais graves devem ser tratadas com internação hospitalar e antibióticos venosos.
Para realizar a coleta pode-se urinar e tomar banho. Não fazer uso de antissépticos, medicações tópicas e uso de antibiótico oral. Manter abstinência de relação sexual nas últimas 24 horas anteriores a coleta. No período anterior à coleta, não usar ducha ginecológica.
O strepto positivo vaginal e anal pode estar presente na gestante pois faz parte da flora vaginal de muitas mulheres. Por um tempo, houve uma recomendação para se colher esse exame no pré-natal e, em caso de resultado positivo, era necessário o uso de ampicilina no trabalho de parto.
Teste do cotonete
O teste do cotonete é um método pouco seguro no qual a mulher deve esfregar a ponta de um cotonete no canal vaginal, perto do colo do útero, para identificar se existe presença de sangue.
Streptococcus viridans é uma espécie de bactéria pertencente ao género Streptococcus, de características muito similares. São frequentes no meio oral e podem causar abcessos dentários ou endocardite.
Um estudo acaba de quantificar pela primeira vez o impacto global da infecção por estreptococos do grupo B, condição também conhecida como GBS. O trabalho reuniu mais de 100 pesquisadores do mundo todo, e confirmou algo que outras pesquisas apontavam: a presença desse micro-organismo é comum e perigosa.
- Nas 48 horas anteriores ao exame, é necessário seguir os cuidados abaixo: Não fazer uso de creme e/ou óvulo vaginal que contenha antibiótico. Não utilizar ducha interna nem realizar lavagem interna nas 48 horas que antecedem o exame.
Como funciona o processo seletivo do IME?
O que acontece depois da Constelação Familiar?
Como resolver problemas com Caixa Tem?
Como são classificados os sais minerais?
Qual a diferença entre o átrio direito e esquerdo?
O que é corrimento de repetição?
Quais religião não trabalha no sábado?
Como funciona o pagamento do aviso prévio?
Como colocar as publicações por data no facebook?
O que significa engajamento no trabalho?
O que significa mastocitoma grau 2?