Cor. A carne de porco tem uma coloração rosada, a de boi tem uma cor avermelhada, já a de frango e a de peixe são brancas. Caso veja qualquer cor diferente dessas, não consuma. Quando esses produtos estão estragados, apresentam tonalidade esverdeada, amarelada, cinzenta ou descolorada.
Confira se a carne está pegajosa
Quando estragada, ela costuma estar pegajosa, com uma textura viscosa e um pouco escorregadia. Caso isso esteja somado à presença de manchas e um cheiro de azedo (ou de amônia), pode ter certeza que o alimento já passou do ponto.
A carne bovina está fresca para o consumo quando está com a cor avermelhada. Se ela apresentar uma coloração mais amarronzada, está na hora de descartá-la! O mesmo acontece com a carne de porco, que precisa estar rosada. Fuja das carnes esverdeadas e com textura viscosa!
No máximo, duas horas fora da geladeira
Em casa ou em um restaurante, a carne pode ser mantida na geladeira por até cinco dias. E se for congelada, pode ser guardada por período indeterminado. A carne pode estragar mesmo se estiver em um ambiente higienizado.
Quando a carne fica exposta em UR mais baixa há uma desidratação superficial da carne, concentrando o pigmento mioglobina e assim ela fica mais escura. Mesmo oxigenando a superfície da carne - formando oximioglobina - a carne ainda vai fica escura. Aconselhamos que a carne comercializada seja sempre inspecionada.
26 curiosidades que você vai gostar
Em carne com maior pH, há maior retenção de água, com um menor gotejamento. Nesse caso, há uma menor refletância da luz e, portanto, a carne fica com um aspecto mais escurecido. Já carnes com menor pH, perdem mais água pelo gotejamento e refletem mais luz, ficando, dessa forma, com um aspecto mais claro.
Quando esses produtos estão estragados, apresentam tonalidade esverdeada, amarelada, cinzenta ou descolorada. Essas cores indicam que eles estão contaminados por bactérias e fungos.
O ácido ascórbico pode devolver a cor vermelha da carne. Ela volta a parecer saudável para o consumo e engana quem for comer”, explica Tondo. O ácido sórbico, segundo Tondo, é usado como conservante e pode ter sido usado para tentar fazer a carne durar mais tempo do que o recomendado.
Basicamente, carnes e outros produtos que precisam de refrigeração não devem permanecer em temperatura ambiente por mais de duas horas. Caso a temperatura ambiente seja superior a 30 °C. Assim, não deve permanecer fora da geladeira por mais de 1 hora.
Quais são os benefícios de um piloto de avião?
Como descongelar ave natalina?
Quantas parcelas em atraso para busca e apreensão?
Quem faz parte da Fazenda Pública?
Quais são os apelidos mais engraçados?
Quais as principais diferenças entre as famílias CMOS e TTL?
Qual o substantivo de anoitece?
Qual a voltagem das cidades de São Paulo?
Qual a desvantagem do C6 Bank?
Quem avalia o servidor em estágio Probatorio?
Como pagar licenciamento pelo PIX?
Quantos controles a placa Rossi suporta?
Qual chá que regula a tireoide?
Quais são os sintomas de reumatismo no sangue?
O que podemos fazer para diminuir o crescimento populacional?
Quando a palavra meio é adjetivo?