Diagnóstico de sífilis Nas fases iniciais, o diagnóstico pode ser confirmado pela reconhecimento da bactéria no exame de sangue ou nas amostras de material retiradas das lesões. Na fase avançada, é necessário pedir um exame de líquor para verificar se o sistema nervoso não foi afetado.
Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Normalmente a sífilis apresenta fases distintas com sintomas específicos (sífilis primária, secundária e terciária) que é intercalada por períodos latentes.
Não aparecem sinais ou sintomas. É dividida em sífilis latente recente (menos de dois anos de infecção) e sífilis latente tardia (mais de dois anos de infecção). A duração é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.
Sífilis secundária: “Se a primária não for tratada, a T. pallidum ganha a corrente sanguínea e entra em várias estruturas do organismo”, informa o infectologista. A fase secundária, que surge de seis semanas a seis meses depois da cicatrização da ferida inicial, se manifesta através de manchas na pele do corpo todo.
Como é feito o tratamento da Sífilis (em cada fase)
Fase da doença | Tratamento recomendado |
---|---|
Sífilis latente tardia | 1 injeção de Benzetacil por semana, durante 3 semanas (total de 7,2 milhões de unidades) |
Sífilis terciária | 1 injeção de Benzetacil por semana, durante 3 semanas (total de 7,2 milhões de unidades) |
É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
Os primeiros sintomas aparecem entre duas a seis semanas e desaparecem de forma espontânea, independentemente do tratamento. A Segunda fase pode surgir entre 6 semanas e 6 meses após a infecção e os sintomas podem desaparecer independentemente do tratamento.
O estágio terciário da sífilis pode causar danos no cérebro, no coração, nos olhos, no fígado, nos ossos e nas articulações. Esses danos podem ser sérios o suficiente para causar a morte. Outros sintomas do estágio terciário incluem dificuldades nos movimentos musculares, entorpecimento, paralisia, cegueira progressiva e demência.
Pode surgir de dois a 40 anos depois do início da infecção. Costuma apresentar sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte. Uma pessoa pode ter sífilis e não saber, isso porque a doença pode aparecer e desaparecer, mas continuar latente no organismo.
VDRL negativo e FTA-ABS positivo indicam sífilis em fase bem inicial, já curada ou na fase terciária. VDRL negativo e FTA-ABS negativo descartam o diagnóstico de sífilis (há raros casos em que o teste é feito muito precocemente, podendo haver falso negativo em ambos).
O teste rápido (TR) de sífilis está disponível nos serviços de saúde do SUS, sendo prático e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. Esta é a principal forma de diagnóstico da sífilis.
Como receber honorários dativos GO?
Como receber prêmio aposta online Caixa?
Qual a maneira correta de receber a hóstia?
Como o Correios transportam as encomendas?
Como acessar SMS da TIM pela internet?
Quanto paga o fundo imobiliário BCFF11?
Como funciona as cotas do Sorte Online?
Como sacar benefício INSS no Banco do Brasil?
Como salvar uma imagem PNG com fundo transparente?
Como saudar alguém em português de Portugal?
Qual a saudação para São Jorge?
Como converter em PDF no Photoshop?
Como salvar um vídeo de um CD para o PC?
Como salvar uma planilha do Excel em PDF de forma que não fique cortada?