Diagnóstico de sífilis Nas fases iniciais, o diagnóstico pode ser confirmado pela reconhecimento da bactéria no exame de sangue ou nas amostras de material retiradas das lesões. Na fase avançada, é necessário pedir um exame de líquor para verificar se o sistema nervoso não foi afetado.
Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum. Normalmente a sífilis apresenta fases distintas com sintomas específicos (sífilis primária, secundária e terciária) que é intercalada por períodos latentes.
Não aparecem sinais ou sintomas. É dividida em sífilis latente recente (menos de dois anos de infecção) e sífilis latente tardia (mais de dois anos de infecção). A duração é variável, podendo ser interrompida pelo surgimento de sinais e sintomas da forma secundária ou terciária.
Sífilis secundária: “Se a primária não for tratada, a T. pallidum ganha a corrente sanguínea e entra em várias estruturas do organismo”, informa o infectologista. A fase secundária, que surge de seis semanas a seis meses depois da cicatrização da ferida inicial, se manifesta através de manchas na pele do corpo todo.
Como é feito o tratamento da Sífilis (em cada fase)
Fase da doença | Tratamento recomendado |
---|---|
Sífilis latente tardia | 1 injeção de Benzetacil por semana, durante 3 semanas (total de 7,2 milhões de unidades) |
Sífilis terciária | 1 injeção de Benzetacil por semana, durante 3 semanas (total de 7,2 milhões de unidades) |
É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).
Os primeiros sintomas aparecem entre duas a seis semanas e desaparecem de forma espontânea, independentemente do tratamento. A Segunda fase pode surgir entre 6 semanas e 6 meses após a infecção e os sintomas podem desaparecer independentemente do tratamento.
O estágio terciário da sífilis pode causar danos no cérebro, no coração, nos olhos, no fígado, nos ossos e nas articulações. Esses danos podem ser sérios o suficiente para causar a morte. Outros sintomas do estágio terciário incluem dificuldades nos movimentos musculares, entorpecimento, paralisia, cegueira progressiva e demência.
Pode surgir de dois a 40 anos depois do início da infecção. Costuma apresentar sinais e sintomas, principalmente lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares e neurológicas, podendo levar à morte. Uma pessoa pode ter sífilis e não saber, isso porque a doença pode aparecer e desaparecer, mas continuar latente no organismo.
VDRL negativo e FTA-ABS positivo indicam sífilis em fase bem inicial, já curada ou na fase terciária. VDRL negativo e FTA-ABS negativo descartam o diagnóstico de sífilis (há raros casos em que o teste é feito muito precocemente, podendo haver falso negativo em ambos).
O teste rápido (TR) de sífilis está disponível nos serviços de saúde do SUS, sendo prático e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial. Esta é a principal forma de diagnóstico da sífilis.
Como fazer a guia de recolhimento do INSS em acordo trabalhista?
Como denunciar a Claro na Anatel?
O que é verbo transitivo indireto e exemplos?
Como calcular custas Justiça do Trabalho?
Como são denominados os átomos eletricamente carregados?
Como jogar jogos fora da Steam?
Quantos mL de Amoxicilina 400mg por kg?
Quais são as 7 fontes do direito?
Quais são as partes do joelho?
Como saber o login da net CLARO?
Como são classificadas as aves quanto a sua reprodução como ocorre o nascimento dos filhotes?
Como descobrir o limite do cartão Méliuz?
Como são chamados os sólidos geométricos formados por lados retos e que não rolam?