Classificação
Espinhas são comedões de acne, geralmente quando aparecem de modo localizado. Sem espinhas, não existe acne. O termo é a definição popular para as obstruções de sebo que, em conjunto, formam a patologia da acne, sendo geralmente utilizado para designar casos isolados.
Existem 5 tipos de acne e o tratamento para cada uma é classificado de acordo com o grau das lesões causadas na pele.
O tipo mais grave de acne é a acne genética, que pode aparecer no rosto inteiro. É preciso procurar logo um dermatologista, porque essas espinhas podem deixar cicatrizes e o tratamento é complexo, passando por desde cremes e espinhas até remédios mais pesados como a isotretinoína.
A acne pode ser causada por diversos motivos, entre eles alterações hormonais, predisposições genéticas, níveis elevados de estresse, uso de alguns medicamentos específicos, suplementos e cosméticos com formulações e texturas oleosas.
Além disso, a acne pode ser disparada pela ação de uma bactéria chamada Cutibacterium acnes. Quando há uma produção aumentada de sebo e queratina — proteína presente na camada mais superficial da derme —, os folículos pilossebáceos são obstruídos, tornando-se um ambiente propício para a proliferação da C. acnes.
Os termos acne e espinha representam a mesma patologia, sendo acne o nome científico para o problema e espinha a palavra mais utilizada na linguagem popular para casos isolados. A inflamação geralmente aparece em peles oleosas e tem seus primeiros sinais na adolescência.
Espinhas podem surgir nas bochechas devido a problemas no pulmão, fígado, estômago, comer em excesso e estresse. Outras causas são telefones celulares, fronhas ou pincéis de maquiagem sujos. Por isso, o remédio para espinha é manter a pele limpa todos os dias, uma vez que o ambiente também é poluído.
A acne comedónica (ver imagem superior) é a forma mais ligeira da doença, porém a mais frequente, caracterizada por comedões abertos (“pontos negros”) e comedões fechados (“pontos brancos”), evoluindo, habitualmente, de forma favorável e sem complicações. No entanto, podem existir formas mais graves da doença.
O tipo mais comum de acne é a acne vulgar. Ela aparece com mais frequência em adolescentes e adultos jovens, especialmente durante a puberdade.
Esse tipo de acne corresponde aos pequenos cravos que surgem principalmente na testa, nariz e bochechas e não há presença de pus, uma vez que está relacionado com alterações hormonais que afetam diretamente as glândulas sebáceas, resultando na obstrução dos folículos pilosos.
O que fazer: Nessa caso o mais indicado é consultar o dermatologista para que seja feita uma avaliação da acne e possa ser iniciado o tratamento mais adequado, que na maioria dos casos é feito com o medicamento Roacutan. Veja como usar o Roacutan e possíveis efeitos colaterais.
O tratamento, deve ser iniciado rapidamente por questões estéticas que interferem com a autoestima mas também para preservar a saúde da pele e prevenir cicatrizes. Existem 5 tipos principais de acne e o seu tratamento varia com a gravidade: Grau 1 - Acne não Inflamatória ou Comedônica
O que fazer: Para tratar a acne do tipo 2, é importante não espremer as espinhas e seguir as orientações do dermatologista, que pode indicar o uso de antibióticos em comprimidos como tetraciclina, minociclina ou sulfa e antimicrobianos em gel como o peróxido de benzoíla, eritromicina ou clindamicina. 3. Acne grau 3: nódulo-cística
Como monitorar a sua casa pelo celular?
Como montar um negócio para criação de peixes Sebrae?
O que comprar para abrir um mercadinho?
Qual o custo para montar uma cesta de café da manhã?
Como fazer mosaico de fotos para parede?
O que preciso para montar um salão de beleza masculino?
Como ganhar dinheiro montando um pequeno negócio?
Como montar um salão de beleza simples e barato?
Como montar uma antena para televisão?
O que fazer para tinta spray não descascar?
Como vedar telhas de cerâmica?
Como fazer uma arte para WhatsApp?
Como fixar palestrante no Zoom?
Como se monta uma arara de roupas?
Qual o investimento para montar uma agropecuária?