Classificação
Espinhas são comedões de acne, geralmente quando aparecem de modo localizado. Sem espinhas, não existe acne. O termo é a definição popular para as obstruções de sebo que, em conjunto, formam a patologia da acne, sendo geralmente utilizado para designar casos isolados.
Existem 5 tipos de acne e o tratamento para cada uma é classificado de acordo com o grau das lesões causadas na pele.
O tipo mais grave de acne é a acne genética, que pode aparecer no rosto inteiro. É preciso procurar logo um dermatologista, porque essas espinhas podem deixar cicatrizes e o tratamento é complexo, passando por desde cremes e espinhas até remédios mais pesados como a isotretinoína.
A acne pode ser causada por diversos motivos, entre eles alterações hormonais, predisposições genéticas, níveis elevados de estresse, uso de alguns medicamentos específicos, suplementos e cosméticos com formulações e texturas oleosas.
Além disso, a acne pode ser disparada pela ação de uma bactéria chamada Cutibacterium acnes. Quando há uma produção aumentada de sebo e queratina — proteína presente na camada mais superficial da derme —, os folículos pilossebáceos são obstruídos, tornando-se um ambiente propício para a proliferação da C. acnes.
Os termos acne e espinha representam a mesma patologia, sendo acne o nome científico para o problema e espinha a palavra mais utilizada na linguagem popular para casos isolados. A inflamação geralmente aparece em peles oleosas e tem seus primeiros sinais na adolescência.
Espinhas podem surgir nas bochechas devido a problemas no pulmão, fígado, estômago, comer em excesso e estresse. Outras causas são telefones celulares, fronhas ou pincéis de maquiagem sujos. Por isso, o remédio para espinha é manter a pele limpa todos os dias, uma vez que o ambiente também é poluído.
A acne comedónica (ver imagem superior) é a forma mais ligeira da doença, porém a mais frequente, caracterizada por comedões abertos (“pontos negros”) e comedões fechados (“pontos brancos”), evoluindo, habitualmente, de forma favorável e sem complicações. No entanto, podem existir formas mais graves da doença.
O tipo mais comum de acne é a acne vulgar. Ela aparece com mais frequência em adolescentes e adultos jovens, especialmente durante a puberdade.
Esse tipo de acne corresponde aos pequenos cravos que surgem principalmente na testa, nariz e bochechas e não há presença de pus, uma vez que está relacionado com alterações hormonais que afetam diretamente as glândulas sebáceas, resultando na obstrução dos folículos pilosos.
O que fazer: Nessa caso o mais indicado é consultar o dermatologista para que seja feita uma avaliação da acne e possa ser iniciado o tratamento mais adequado, que na maioria dos casos é feito com o medicamento Roacutan. Veja como usar o Roacutan e possíveis efeitos colaterais.
O tratamento, deve ser iniciado rapidamente por questões estéticas que interferem com a autoestima mas também para preservar a saúde da pele e prevenir cicatrizes. Existem 5 tipos principais de acne e o seu tratamento varia com a gravidade: Grau 1 - Acne não Inflamatória ou Comedônica
O que fazer: Para tratar a acne do tipo 2, é importante não espremer as espinhas e seguir as orientações do dermatologista, que pode indicar o uso de antibióticos em comprimidos como tetraciclina, minociclina ou sulfa e antimicrobianos em gel como o peróxido de benzoíla, eritromicina ou clindamicina. 3. Acne grau 3: nódulo-cística
Como ocorria o controle dos movimentos do exoesqueleto?
O que o anlodipino faz no organismo?
Onde ocorre a síntese do leite?
Como ocorre a regulação do sistema gastrointestinal?
Como ocorre o crescimento de raízes?
Onde são produzidas as auxinas?
Como funciona o sistema renina angiotensina aldosterona no controle da pressão arterial?
Como transferir arquivos de uma conta para outra no OneDrive?
Como salvar PDF alta qualidade Illustrator?
Qual a principal função da diferenciação celular?
Como arrumar o Salvar como do AutoCAD?
Como salvar um arquivo em AutoCAD?
Porque os insetos realizam ecdise?
Como converter um arquivo PDF em Excel?
Como ocorre o crescimento de uma árvore?
Como conseguir o protocolo de envio da sefip?