O leite é sintetizado a partir de nutrientes fornecidos para as células secretoras da glândula mamária pelo sangue. Estes nutrientes são provenientes diretamente da dieta ou após sofrerem modificações nos tecidos dos animais antes de alcançar a glândula mamária.
O processo de formação do leite é influenciado por vários fatores:
Ejeção do leite Trata-se de um reflexo inato, isto é, uma resposta involuntária, inerente ao animal. Esses estímulos são importantes porque eles produzem pulsos nervosos que chegam ao cérebro e ordenam a liberação de uma substância (hormônio) chamada ocitocina.
Ejeção do leite: São secretados em vesículas, descendo por meio do axônio até serem armazenados na neuro-hipófise, para depois serem liberados na corrente sanguínea, processo desencadeado principalmente pelo estímulo da sucção.
Isso acontece na parte anterior de uma região do cérebro chamada hipófise. Nesse processo, os lóbulos mamários – que se parecem com cachos de uva e estão localizados no final de canais conhecidos como ductos – começam a produzir e armazenar o leite materno.
Ejeção do leite Esses estímulos são importantes porque eles produzem pulsos nervosos que chegam ao cérebro e ordenam a liberação de uma substância (hormônio) chamada ocitocina.
Ocitocina, ejeção de leite e amamentação A ejeção do leite ocorre graças às células mioepiteliais, as quais possuem processos que formam uma rede em forma de junta ao redor dos alvéolos, onde o leite está armazenado.
Considerando que a matéria prima para a síntese do leite é proveniente do sangue, alterações sistêmicas, principalmente de origem nutricional e/ou metabólica, comprometem os constituintes sanguíneos e podem levar a alterações na composição do leite (Corrêa et al., 2002). Gordura
Ela é o principal componente osmótico do leite, sendo o processo de síntese de lactose o principal responsável pela extração de água para o leite. Devido à estreita relação entre a síntese de lactose e a quantidade de água drenada para o leite, a concentração de lactose é a menos variável dentre os componentes do leite.
SÍNTESE E SECREÇÃO DO LEITE* COMPONENTES DO LEITE O leite é sintetizado a partir de nutrientes fornecidos para as células secretoras da glândula mamária pelo sangue. Estes nutrientes são provenientes diretamente da dieta ou após sofrerem modificações nos tecidos dos animais antes de alcançar a glândula mamária.
A gordura do leite depende da relação volumoso/concentrado. Assim, quanto maior for a proporção de concentrado, menor será o teor de gordura, o que é explicado pela relação acetato/propionato no rúmen, devido ao pH abaixo de 6,0, compatível com dietas com alta proporção de concentrado.
Como acontece o fluxo sanguíneo pelo coração?
Como funciona a cobrança recorrente?
Quantos dias para excesso de prazo?
Quanto ganha um estagiário de Estética?
Qual a importância do empreendedorismo individual?
Como é a estrutura de um data center?
Como dar entrada no casamento civil pela internet?
O que é o fair play Financeiro?
Quanto eu ganho no Nota Paraná?
Quais os primeiros socorros em caso de hemorragia interna?
Quanto tempo dura o efeito do energético no organismo?
Como funciona o sistema de estoque da Boticário?
Como saber se está perdendo líquido pela urina?
Como funciona o processo de drawback?
Como funciona o crédito Imobiliário POUPEX?
Como saber se estou preparada para ter um gato?