Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: pato, bota. Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: couro, baile.
Vogal, Semivogal e Consoante são fonemas, os quais são unidades de som que distinguem as palavras. Enquanto as vogais saem livremente pela boca, o mesmo não acontece com as consoantes, que encontram obstáculos.
Exemplos clássicos são: papai, saudade, história, série, cães e nódoa. A vogal é o centro da sílaba, já a semivogal não. As vogais são o apoio das semivogais. Assim, a separação das sílabas acontece com as semivogais juntas, por exemplo: cárie (cá-rie).
Conhecidas como fonemas sonoros, as vogais são produzidas “facilmente” pela nossa boca, como se o ar apenas passasse ali. Elas têm o papel de ser o núcleo das palavras. Dessa forma, toda sílaba necessariamente tem uma única vogal. São cinco as vogais da língua portuguesa: a, e, i, o e u. Elas podem ser pronunciadas de forma oral ou apenas nasal.
Como montar planilha de controle?
Quanto custa montar uma fábrica de biscoito?
Como medir a velocidade de leitura do HD?
Como criar uma lista de nomes no Excel?
Como fazer uma planilha de inadimplência?
Como saber a numeração de anel com a fita métrica?
Como montar uma pequena padaria de bairro?
Como medir diâmetro de uma bola?
Como saber minha frequência vibracional?
Como medir centímetros na fita métrica?
Como utilizar óleo essencial de laranja?
Como se usa o óleo de argan no cabelo?
Quais são os efeitos fisiológicos do TENS?