Vogais: são fonemas pronunciados sem obstáculo à passagem de ar, chegando livremente ao exterior. Exemplos: pato, bota. Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: couro, baile.
Vogal, Semivogal e Consoante são fonemas, os quais são unidades de som que distinguem as palavras. Enquanto as vogais saem livremente pela boca, o mesmo não acontece com as consoantes, que encontram obstáculos.
Exemplos clássicos são: papai, saudade, história, série, cães e nódoa. A vogal é o centro da sílaba, já a semivogal não. As vogais são o apoio das semivogais. Assim, a separação das sílabas acontece com as semivogais juntas, por exemplo: cárie (cá-rie).
Conhecidas como fonemas sonoros, as vogais são produzidas “facilmente” pela nossa boca, como se o ar apenas passasse ali. Elas têm o papel de ser o núcleo das palavras. Dessa forma, toda sílaba necessariamente tem uma única vogal. São cinco as vogais da língua portuguesa: a, e, i, o e u. Elas podem ser pronunciadas de forma oral ou apenas nasal.
Como organizar os fios e cabos?
Como ligar o cabo da NET na TV?
Como organizar cadernos e livros?
Como usar a placa de vídeo offboard?
Como saber se a luz da geladeira queimou?
Quais as causas e consequências do machismo?
Como identificar uma pessoa com deficiência auditiva?
O que faz o setor financeiro de uma escola?
Como saber se a pessoa está com energia negativa?
Como limpar e organizar minha geladeira?
Como ligar as mangueiras do carburador CHT?
Como organizar uma área de expedição?
Como usar a câmera do meu notebook HP?
Como organizar as vasilhas de plástico?
Como organizar calças sociais?
Quanto tempo demora para fazer uma transferência bancária internacional?