O DNA é como um código composto por 4 letras que, em diferentes sequências, codificam nossa informação genética de forma única. Neste código, as “letras” são as bases nitrogenadas que compõem os nucleotídeos. São elas: adenina (A), timina (T), citosina (C) e guanina (G).
O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos (fita), que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster (grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos). ... As duas cadeias de polinucleotídios do DNA formam uma dupla-hélice.
Exercícios sobre o DNA Exercícios de Biologia O DNA é um ácido nucleico que contém todas as informações sobre os seres vivos. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Dependendo da ordem dos aminoácidos também conhecida como sequência de aminoácidos, as proteínas podem diferir umas das outras. O seqüenciamento é de extrema importância, pois determina se a proteína funciona adequadamente ou não. Os aminoácidos não se polimerizam aleatoriamente.
O DNA possui sequências de nucleotídeos que serão usadas para a síntese de proteínas, que atuam em todas as atividades do nosso organismo. Alternativa “a”. Para resolver essa questão, é necessário saber algumas noções de porcentagem. Inicialmente temos que achar o valor real de adenina:
Tipicamente, as sequências são impressas uma ao lado da outra, sem espaços, como na sequência AAAGTCTGAC, de 5 a 3, indo da esquerda para a direita. Uma sucessão de quaisquer nucleotídeos maior que quatro está apta a ser considerada uma sequência.