Depois de algum tempo, o substrato começa a se decompor, ficando mais ácido. Isso pode acabar prejudicando as raízes da orquídea. Então, o melhor caminho é fazer a substituição por um produto novo, junto com a troca de vaso. Sérgio indica fazer o procedimento a cada um ano e meio.
Decida o tamanho do vaso. Quando replantar uma orquídea, você precisa de um vaso que seja cerca de dois centímetros maior que o vaso que a orquídea estava. Ela precisa de espaço, mas não demais — senão, ela concentrará sua energia em crescer as raízes e você não a verá florescer por muitos meses.
Não vale a pena correr o risco de mudar de vaso uma orquídea com flor, mesmo que ela esteja bem tratada e adubada. Ao realizar o transplante, muitas raízes acabam quebrando, gerando estresse para a planta. ... Poucas orquídeas têm floradas longevas, você nem vai precisar esperar por muitos dias...
PLANTIO - no fundo de um vaso coloque uma camada de pedra e cacos de telha ou de vaso, para permitir uma rápida drenagem. Complete o recipiente com substrato e comprima-o suavemente, de modo a firmar a planta. Mantenha os vasos separados por dez centímetros para garantir um bom arejamento.
Colocar o substrato no fundo do vaso, até a altura do vaso, colocar a planta, preencher as laterais com o substrato e pressionar com os dedos para que a planta fique firme. Para plantas epífitas, o plantio deve ser feito na borda do vaso, abrindo espaço para o crescimento linear da planta.
Se você estiver usando um vaso raso, este passo não é necessário. Coloque a orquídea no vaso. As raízes mais antigas devem ser colocadas em direção ao fundo do vaso, já as novas, em direção às laterais, onde terão mais espaço para crescer. A parte mais alta da raiz deve ficar na mesma altura do antigo vaso.
Acompanhe o primeiro passo para ver quando uma orquídea está pronta para ser replantada e como a mover para um novo vaso sem danificar as raízes. Determine quando é a hora de replantar. O momento ideal para o replante é assim que terminar a florada, quando a planta começa a produzir novos brotos.
Plantar orquídeas quando se tem prática se torna algo muito prazeroso, visto que você consegue observar melhor o desenvolvimento da planta. Você consegue ver as raízes e a orquídea se espalhando por todo o substrato, e isso é muito legal. Portanto, pratique bastante.
Coloque uma estaca ou amarre com um clipe à lateral do vaso para que sua orquídea não caia ou cresça torta. Continue cuidando de sua orquídea como antes. Coloque-a em um local de clima ameno com sombra parcial. Ague-a com moderação ou de acordo com as necessidades especiais de sua orquídea.
Como solicitar a tarifa social na Light?
Como colocar o Adobe Acrobat em português?
Como usar um chapéu masculino?
Como usar cetoconazol pomada para candidíase?
Como aplicar cetoconazol spray?
Qual o benefício da casca de alho para as plantas?
Como acessar o banco de dados?
Como montar um caderno de estudos?
Quando se usa reticências entre colchetes?
Como usar cenoura e açúcar no cabelo?
Como modelar a franja sem prancha?
Como conseguir ler em japonês?
Como montar um box plot no Excel?
Como montar conjunto de pratos?
Como harmonizar sala e cozinha?
Como montar uma cafeteria passo a passo Sebrae?