Basicamente, você vai lançar diretamente, no início do seu texto, uma ou mais perguntas. As respostas a estes questionamentos virão apenas na conclusão. O importante é usar o bom senso, isto é, se fizer duas ou mais perguntas, fique atento(a) em respondê-las.
Se a pergunta que você pretende elaborar tiver uma função argumentativa na sua redação e estiver ajudando a comprovar o ponto de vista que você se propôs a defender, pode ser muito proveitoso que você formule perguntas no texto. É necessário, no entanto, que a resposta esteja contida na própria pergunta.
Assim como um dos significados do uso das reticências, o ponto de interrogação expressa dúvida, o que, como já dito, é inadequado. Além disso, denota questionamento ao leitor, uma conversa direta com ele por meio da escrita.
Caso o tema, além de estar em forma de pergunta, coloque duas opções para o candidato, este deve responder a questão escolhendo uma das opções, nunca ficando “em cima do muro”. A resposta para a pergunta do tema, juntamente ou não com a escolha, deve estar presente no texto e isso pode ser feito de diferentes formas.
A pergunta parece expressar uma opinião com a qual você quer que os respondentes concordem. Para dar um tom mais objetivo, você pode reformular a pergunta da seguinte forma: "Você achou nossos representantes de atendimento ao cliente prestativos?" 3. Mantenha um número equilibrado de opções de resposta
Para escrever um texto de resposta, você deve ler um texto, entender o ponto dele e determinar qual é a sua própria resposta a esse ponto. O texto de resposta é mais analítico do que argumentativo. Além disso, ainda que precise escrever sobre sua resposta pessoal, essa resposta deve ser digna de crédito e não emocional.
O importante é usar o bom senso, isto é, se fizer duas ou mais perguntas, fique atento (a) em respondê-las. O risco dessa técnica é que, se os questionamentos não forem bem articulados à tese e aos argumentos, poderão comprometer a coerência textual. Por isso, seja objetivo (a): perguntou, tem de responder.
Vamos ver como usar esta técnica? Para construir um texto a partir de questionamentos você, obviamente, deve fazer perguntas. Basicamente, você vai lançar diretamente, no início do seu texto, uma ou mais perguntas. As respostas a estes questionamentos virão apenas na conclusão.
Quantos filamentos tem um fio de 4mm?
Como cuidar do seu cachorro com cinomose?
Como saber o que foi editado no Word?
Quanto tempo pode ficar com a lace?
O que é necessário para vistoria?
O que é o peso que aparece na balança?
O que colocar na água para os pés?
Como é feito o pagamento da fiança?
Pode-se cortar a água por falta de pagamento?
Para que serve glucosamina engorda?
Quem paga a substituição tributária?