Pode responder à pergunta com base em alguns (ou em todos) os pontos seguintes: Dar pistas de que sabe o que procura e de que tem uma visão de longo prazo; Dar exemplos da sua paixão/entusiasmo. Falar brevemente sobre passatempos (hobbies) que tenha;
Pontos a mencionar Falar das experiências passadas; Contar um episódio relevante da experiência profissional para o cargo; Dar pistas de que sabe o que procura e de que tem uma visão de longo prazo; Dar exemplos da sua paixão/entusiasmo.
Ao falar de si próprio, tome cuidado para não parecer enfadonho. Fale com emoção e demonstre interesse nos assuntos escolhidos. Caso o tema seja chato, fale sobre outra coisa. Converse sobre as coisas que acha mais interessantes em você.
Para pensar na melhor forma de responder a essa pergunta, falei com a recrutadora da Equipe de Crescimento da HubSpot, Claire McCarthy. Ela disse que não existe resposta certa, mas é importante aproveitar essa chance para mostrar sua proposição de valor e criar uma boa primeira impressão.
Ele quer saber também como você consegue sintetizar informação e responder rapidamente a uma situação. Pedir para falar sobre você é normalmente a primeira pergunta da entrevista de emprego, sendo assim determinante para o encadeamento e para o sucesso da entrevista.
Encare a resposta como o seu pitch, uma apresentação rápida e simples. É recomendado falar mais sobre a experiência e as conquistas do que sobre os detalhes pessoais. O que realmente interessa é saber o que o candidato pode fazer pela empresa. Pode responder à pergunta com base em alguns (ou em todos) os pontos seguintes:
Como falar em código de segurança?
O que é o núcleo do sintagma nominal?
Como são classificadas as pontes?
Como escrever vários ou vários?
O que fazer com uma tora de madeira?
O que significa visceral vísceras?
Como tratar síndrome do comer noturno?
Como se escreve sessão de cinema?
Como evitar a tosse dos canis?
Qual é o certo tardinha ou tardezinha?