Se o número for uma dízima simples, devemos colocar no numerador um número formado pelos algarismos inteiros e o período, menos os algarismos inteiros, sem a vírgula. Já no denominador, colocamos um número formado por "noves". A quantidade de "noves" dependerá de quantos algarismos formam o período da dízima.
O período de uma dízima periódica é formado pelos algarismos que se repetem nela. Portanto, na dízima 23,5656565…, o período é 56. Quando a dízima possui alguns algarismos antes do período, esses algarismos são chamados de antiperíodo. Por exemplo, na dízima 12,321559559…, o período é 559, e o antiperíodo é 321.
Uma dízima periódica composta possui parte inteira (que vem antes da vírgula), parte não periódica e período, que vem depois da vírgula. O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.
Existem dois tipos de dízima periódica, a simples, quando em sua parte decimal existe apenas o período, e a composta, quando a sua parte decimal é composta pelo período e pelo antiperíodo.
Onde fica a casa da triss do The Witcher 3?
Quanto tempo dura a Benzetacil no corpo?
Qual o tempo de cura da cola de contato?
Quanto custa o ingresso da final da champions league?
Quanto custa drywall instalado?
Qual o valor de quebra de contrato com advogado?
Como avisar o chefe que vai sair do emprego?
Como se faz um diagrama de rede?
Como aumentar a queima de gordura em repouso?
Com quantos meses o bebe se vira na barriga?
Qual a importância de um mapa de risco?
Pode cobrar acréscimo no cartão de débito?
Como cancelar uma transferência Caixa pelo app?
O que a alergia ao leite pode causar?
Quanto tempo demora um curso de cabeleireiro?