Se o número for uma dízima simples, devemos colocar no numerador um número formado pelos algarismos inteiros e o período, menos os algarismos inteiros, sem a vírgula. Já no denominador, colocamos um número formado por "noves". A quantidade de "noves" dependerá de quantos algarismos formam o período da dízima.
O período de uma dízima periódica é formado pelos algarismos que se repetem nela. Portanto, na dízima 23,5656565…, o período é 56. Quando a dízima possui alguns algarismos antes do período, esses algarismos são chamados de antiperíodo. Por exemplo, na dízima 12,321559559…, o período é 559, e o antiperíodo é 321.
Uma dízima periódica composta possui parte inteira (que vem antes da vírgula), parte não periódica e período, que vem depois da vírgula. O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.
Existem dois tipos de dízima periódica, a simples, quando em sua parte decimal existe apenas o período, e a composta, quando a sua parte decimal é composta pelo período e pelo antiperíodo.
Quais as características das plantas xerófitas?
O que Significa a palavra Zebulom?
Como ter acesso total ao WhatsApp de outra pessoa grátis?
O que é doença ocupacional exemplos?
Quais são os principais marcadores?
Como saber a quantidade de massa muscular?
Quais as vantagens do fogão elétrico?
Qual o tecnólogo mais bem pago?
Quanto tempo vale o contrato de aluguel?
O que comer após cirurgia de cisto?
Qual a região mais cara dos EUA?
Quanto tempo dura o curso de comandos?
Como se auto publicar um livro?
Qual é a melhor gordura saturada ou insaturada?
O que acontece quando aciono o seguro?