Se o número for uma dízima simples, devemos colocar no numerador um número formado pelos algarismos inteiros e o período, menos os algarismos inteiros, sem a vírgula. Já no denominador, colocamos um número formado por "noves". A quantidade de "noves" dependerá de quantos algarismos formam o período da dízima.
O período de uma dízima periódica é formado pelos algarismos que se repetem nela. Portanto, na dízima 23,5656565…, o período é 56. Quando a dízima possui alguns algarismos antes do período, esses algarismos são chamados de antiperíodo. Por exemplo, na dízima 12,321559559…, o período é 559, e o antiperíodo é 321.
Uma dízima periódica composta possui parte inteira (que vem antes da vírgula), parte não periódica e período, que vem depois da vírgula. O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.
Existem dois tipos de dízima periódica, a simples, quando em sua parte decimal existe apenas o período, e a composta, quando a sua parte decimal é composta pelo período e pelo antiperíodo.
Como medir os ângulos de um triângulo com transferidor?
O que fazer quando o computador está com a memória cheia?
Como melhorar a resolução do Chrome?
Como configurar NFC no celular?
Como saber quantos dB estou ouvindo?
Como verificar se o PC está funcionando corretamente?
Como saber se um ar condicionado está em curto?
Como melhorar FPS no CS GO 2020?
O que fazer para aumentar as mitocôndrias?
Como saber qual é a atualização do meu Xbox?
Como melhorar a flutuação na natação?
Qual o melhor açúcar para quem tem colesterol alto?
Como conjugar os verbos no modo subjuntivo?
Quem entrega o cartão do Banco do Brasil?
Como é formado o líquido intersticial?
Como saber se tenho cartão de memória?