Se o número for uma dízima simples, devemos colocar no numerador um número formado pelos algarismos inteiros e o período, menos os algarismos inteiros, sem a vírgula. Já no denominador, colocamos um número formado por "noves". A quantidade de "noves" dependerá de quantos algarismos formam o período da dízima.
O período de uma dízima periódica é formado pelos algarismos que se repetem nela. Portanto, na dízima 23,5656565…, o período é 56. Quando a dízima possui alguns algarismos antes do período, esses algarismos são chamados de antiperíodo. Por exemplo, na dízima 12,321559559…, o período é 559, e o antiperíodo é 321.
Uma dízima periódica composta possui parte inteira (que vem antes da vírgula), parte não periódica e período, que vem depois da vírgula. O que diferencia uma dízima periódica simples de uma composta é que, na simples, só há o período depois da vírgula; na composta, existe uma parte que não se repete depois da vírgula.
Existem dois tipos de dízima periódica, a simples, quando em sua parte decimal existe apenas o período, e a composta, quando a sua parte decimal é composta pelo período e pelo antiperíodo.
Porque não tomar sertralina a noite?
O que acontece se tomar 3 advertência?
Como eliminar verrugas com Banana?
O que se deve comer para emagrecer nas pernas?
Por que o psicólogo é diferente de um bom amigo?
Onde se localiza o epitélio escamoso?
Quantos tipos de tecido suede existem?
O que é efetivação dos direitos sociais?
Como tirar Nodulos de espinhas?
Como saber se a rosca e 1 2 ou 3 4?
O que precisa para ser Professor de robótica?
Qual banco não precisa de comprovante de renda para abrir conta?
O que deve ser feito para reparar a fratura no osso?
Quem foi escravizado no Brasil?