Você tem de ir ao DETRAN, pedir a autorização e, assim que ela for aprovada, fazê-la para depois ter uma inspeção. Para poder regularizar a situação do veículo, além da inspeção prévia, é necessária a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV), com a exceção das modificações de rodas/pneus.
Segundo o Artigo 8º do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), fica proibido “o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda”. ... Além disso, o Artigo 8º do CTB também determina que “a utilização de rodas/pneus que ultrapassem os limites externos dos pára-lamas do veículo” também é proibida.
Afinal, você não vai conseguir legalizar o seu projeto, pois ele contraria a legislação. Mas isso não significa que seja impossível alterar as configurações originais das rodas e pneus no Brasil. É claro que é possível colocar rodas esportivas no carro e não estar sujeito a receber uma infração de trânsito.
Quem está interessado no acessório tem de procurar uma oficina especializada e de confiança. O preço do serviço varia bastante e, inclusive, depende do modelo e da marca do carro. De modo geral, o custo fica entre R$ 1.500 e R$ 10.000, já incluindo a mão de obra necessária para a montagem.
Segundo o Artigo 8º do CTB, fica proibido “o aumento ou diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu/roda”. O que significa que até é possível instalar uma roda maior, desde que ela seja montada em um pneu de perfil mais baixo, de modo que o diâmetro dos dois componentes juntos não seja alterado.
O Celta desse ano-modelo saía com pneus de medida 145/80R/70R13. O primeiro não existe mais e o segundo, como você disse, está difícil de encontrar. A única alternativa para essas duas medidas é roda de 14 polegadas com pneu de medida 175/65R14.
Como fazer a regularização de veículo modificado no DETRAN? Vá ao site do DETRAN de seu estado e verifique as unidades de atendimento para vistoria. Leve o veículo, sem qualquer alteração, para a vistoria.
A partir de então, você já pode circular com o seu carro modificado dentro da lei. Se você modificou o seu veículo sem informar ao órgão de trânsito, pois não sabia que isso era necessário, descubra, no próximo tópico, o que fazer para regularizar sua situação perante a lei. Modifiquei o Veículo Sem Avisar o DETRAN – O Que Fazer?
Caso a oficina tenha aprovado as modificações, você deve voltar ao DETRAN para que seja expedido um novo Certificado de Segurança Veicular (CSV). As mudanças realizadas deverão também aparecer no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo ( CRLV ).
Para poder regularizar a situação do veículo, além da inspeção prévia, é necessária a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV), com a exceção das modificações de rodas/pneus. Basta pagar uma taxa para a emissão no DETRAN de seu estado.
Como funciona a armadilha de laço?
Como descobrir o número de alguém pela internet?
Como pagar parcelado IPVA 2021 RS?
Como montar uma apresentação em PowerPoint para empresa?
Como antecipar fatura do Santander?
O que colocar na apresentação pessoal?
Quais cartões de débito O Spotify aceita?
Como criar um servidor de Minecraft profissional?
Como pagar uma DARF da Receita Federal?
Como montar uma apresentação para cliente?
O que quer dizer criptografia de Ponta-a-ponta?
O que é case em um processo de seleção?
Como gerar a DARF de day trade?