Em trabalhos de dois autores, se citarão sempre os sobrenomes de ambos autores. A partir de três autores se usará o formato et al. “Cultura participativa (Jenkins et al., 2009)” Não obstante, se a data abreviada coincida com outra se usarão os sobrenomes necessários para diferenças de ambas datas.
Na hora de mencionar um artigo científico de mais de três autores no corpo do texto é só colocar o sobrenome do primeiro autor, que é mencionado no artigo referência, seguido da terminologia “et al. “ Exemplo: Lima et al.
Referências de Obras com Mais de Três Autores de Acordo com as Normas ABNT. Sobrenome, Inicial do Nome do Autor que aparece em primeiro lugar, se for nome composto, Inicias dos dois nomes, seguido da abreviação et al., Local de publicação, editora e ano de publicação. Exemplo: CARVALHO, F. J. C. et al.
LIVRO: ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome; ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título. Local de publicação: Editora, ano de publicação.
Com até 4 autores, faz-se a referência do primeiro autor e utiliza-se a expressão et. al., que vem do latim e significa “entre outros”. Exemplo: URANI, A. et al.
17 curiosidades que você vai gostar
Se o livro em questão contar com dois ou três autores, basta adicionar um ponto e vírgula e incluir o nome e sobrenome do segundo autor. O resultado deve seguir o padrão mostrado abaixo. SOBRENOME, Nome Abreviado; SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo (se houver).
Et al. - deve ser lido como “e outros”, sendo uma abreviação do latim et alii ou et alia. Usado quando uma obra tem muitos autores, com o objetivo de não comprometer a legibilidade do texto, podendo ser utilizada tanto na citação ao longo do texto quando no texto da referência.
Para obras em que houver mais de três autores, utiliza-se o sobrenome do primeiro seguido da expressão et al., que significa “e outros”.
Et al. é uma palavra que vem do latim “et alii” ou “et alia”, que significa “e outros” ou “e outras”. De acordo com as normas da ABNT, a expressão deve ser usada para indicar que uma obra foi produzida por quatro autores ou mais.
De qualquer forma, o limite que a ABNT coloca é o de três autores. Quando um trabalho possui quatro autores ou mais, a expressão entra em cena. Nesse caso, somente ficaria o nome do primeiro autor, seguido do et al. Os autores “sobrantes”, por assim dizer, desaparecem.
Por exemplo, a norma ABNT NBR 6023:2002 determina que a expressão seja empregada da seguinte forma: SOBRENOME, Nome et al. Enquanto que a norma NP 405-1 determina que a expressão seja utilizada da seguinte forma: SOBRENOME, Nome [et al].
são elas:se a referência tiver até 3 autores, eles sempre deverão ser indicados; no caso de quatro ou mais autores, convém indicar todos, mas também permite-se que se indique apenas o primeiro, seguido da expressão et al.et al. deve aparecer em itálico.
Já, se houver mais de três autores é importante abreviar essa informação utilizando o et al.
...
Exemplos de citação autor – (SOBRENOME, Nome, ano); autores – (SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome, ano); autores – (SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome, ano); ou mais autores – (SOBRENOME, Nome, et al., ano).
Quando precisamos usar a expressão Et al. autor – (SOBRENOME, Nome, ano) autores – (SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome, ano) autores – (SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome, ano) ou mais autores – (SOBRENOME, Nome, et al., ano)
(Citação indireta. Quando o sobrenome do primeiro autor estiver fora dos parênteses, pôr só a inicial em maiúsculas, seguido da expressão latina et al. Acrescente ano da publicação entre parênteses.
– Quando há 4 autores ou mais, coloca-se apenas o sobrenome do primeiro autor e a expressão et al. Exemplo de citações direta e indireta (observe a formatação e a pontuação): Para Jouve et al. (2010, p.
Citação com mais de três linhas
As transcrições de texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com caractere menor que o do texto, sem aspas e com espaçamento simples entre linhas.
As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética. Ex: Ela polariza e encaminha, sob forma de “demanda coletiva”, as necessidades de todos (FONSECA, 1997, p. 2; PAIVA, 1997, p.
Quais os sintomas de alergia a banana?
Quem tem competência para julgar ação popular?
O que comer na volta do jejum intermitente?
Quais perguntas são feitas na perícia do INSS?
Quais são as características de uma contestação?
O que é pior álcool ou açúcar?
O que esperar dos fundos imobiliários em 2022?
Qual foi a primeira máquina criada na Revolução Industrial?
O que é um instrumento Eletrodinâmico?
Quais são os melhores feriados?
Quando ocorreu a última Reforma Trabalhista?