A forma mais fácil de reconhecer uma oração reduzida é pelo seu desenvolvimento. Introduz-se na frase uma conjunção ou um pronome adequado ao sentido da frase e substitui-se o verbo na forma nominal por um tempo verbal do modo indicativo ou do modo subjuntivo.
Orações reduzidas são orações introduzidas por formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e que não são acompanhadas por conjunção ou pronome relativo. É provável ele atrasar o treino. Mesmo atrasando o treino, ele disse que viria. Mesmo atrasado, ele disse que viria ao treino.
As orações reduzidas são, em geral, orações subordinadas que não se iniciam por conjunção subordinativa nem por pronome relativo, além de o verbo estar numa das suas formas nominais: infinitivo, gerúndio ou particípio.
Orações Subordinadas Adjetivas Reduzidas
Orações subordinadas reduzidas são orações subordinadas nas quais não há conectivo, e o verbo se encontra numa forma nominal. Podem ser classificados em três tipos, conforme a forma nominal em que se encontra o verbo.
É muito simples: as orações reduzidas são aquelas que perdem a conjunção (que costuma servir de elemento de ligação entre orações) e passam a ser introduzidas por verbos nas suas formas nominais. Lembrete: as formas nominais do verbo são infinitivo, gerúndio e particípio.
Chamamos reduzidas as orações que, tendo o verbo flexionado numa das formas nominais – infinitivo, gerúndio ou particípio – dispensam o uso de conectivos. O emprego das formas reduzidas pode imprimir ao texto concisão e elegância, porquanto ajuda a evitar o emprego repetitivo dos conectivos mais usados.
Oração subordinada substantiva subjetiva: que você chegue antes à reunião. 2. Oração subordinada substantiva predicativa. As orações subordinadas substantivas predicativas exercem o valor de predicativo do sujeito, ou seja, aquilo que se revela sobre o sujeito da oração. Exemplo: Nosso desejo é que ela vencesse o campeonato.
Dependendo da função que desempenham, os tipos de oração subordinada são substantivas, adjetivas ou adverbiais. As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo. São classificadas em: Subjetiva, Predicativa, Completiva Nominal, Objetiva Direta, Objetiva Indireta e Apositiva.
Contudo, essa oração não é introduzida por uma conjunção e apresenta seu verbo no infinitivo. Trata-se, portanto, de uma oração subordinada substantiva objetiva indireta reduzida de infinitivo.
As orações subordinadas adverbiais são aquelas que exercem função de advérbio. São classificadas em Causais, Comparativas, Concessivas, Condicionais, Conformativas, Consecutivas, Finais, Temporais, Proporcionais. Oração Subordinada Adverbial Causal - Exprime a causa. Exemplo: Já que está nevando ficaremos em casa.
Porque médicos e enfermeiros usam branco?
Qual é a música mais ouvida no Brasil?
Para que serve farelo de trigo para animais?
Quantos volts tem uma TV de 32 polegadas?
Quais os pontos negativos da tecnologia na vida dos jovens?
Qual a finalidade de agravo de instrumento?
Onde podemos encontrar a arte tecnológica?
Qual é o tamanho de uma carta de baralho?
Porque a rolagem do mouse não funciona?
Quais são os elementos do macroambiente?
Quantas calorias tem duas conchas de sopa?
Qual a diferença entre os bicos da Avent?
Quantos passos equivalem a 1 km?