Para acesso ao ambiente cirúrgico, o profissional deve utilizar roupa específica e equipamentos de proteção individual (EPIs) – gorro, propés, máscara e óculos. Os processos de assepsia visam à redução do risco de infecções pós-operatórias e são de responsabilidade dos auxiliares cirúrgicos, bem como da equipe técnica.
A limpeza e a higienização das bancadas é algo importante de ser feito, uma vez que elas serão utilizadas para fazer lavagem, secagem e empacotamento de instrumentais; manipulação de materiais; preparações diversas; entre outras. A sala de atendimento, que também é chamada de consultório merece uma atenção especial.
Neste estudo, na maioria dos tratamentos a posição adotada pelo cirurgião dentista é a sentada, isto é, levemente inclinada em atenção ao paciente. A posição sentada adotada é alternada entre 9 horas e 11 horas conforme ISO-FDI.
A paramentação da equipe cirúrgica exige a realização de procedimentos específicos, executados em passos padronizados e com observação rigorosa dos princípios científicos. Estes procedimentos são: degermação das mãos, vestir avental e opa esterilizados, e calçar luvas esterilizadas.
É a especialidade que contempla todas as intervenções manuais ou auxiliadas por instrumentos no tratamento de doenças ou traumatismos, no limite da face e tecidos relacionados do paciente. Do grego kheirourgía, “trabalho manual”, e pelo latim chirurgia = “cirurgia”.
a) Utilizar protetores auriculares. b) Usar óculos de proteção para os procedimentos odontológicos, manuseio de equipamentos que possuem luz alógena e laser. c) Utilizar equipamentos de proteção radiológica, inclusive para os pacientes. d) Manter o ambiente de trabalho com iluminação eficiente.
Em resumo, a cirurgia odontológica é indicada nos casos de extração de dentes por diversos motivos, como cárie, doença periodontal e fraturas dentárias. Fratura óssea, remoção de lesões cancerígenas e cirurgias corretivas de face também são outros motivos.
Esta publicação objetiva fornecer para os cirurgiões-dentistas as informações necessárias e indispensáveis ao planejamento do atendimento odontológico inte- gral de pacientes que apresentam coagulopatias hereditárias.
Quais os objetivos da paramentação cirúrgica? 1 Controle da infecção de sítio cirúrgico (ISC); 2 Controle da infecção hospitalar (IH); 3 Segurança do paciente; 4 Segurança da equipe cirúrgica (Risco Ocupacional); 5 Qualidade da assistência prestada ao paciente no ambiente cirúrgico. More ...
– Aventais cirúrgicos são usados para evitar a transferência, por contato direto, de agentes infecciosos da equipe cirúrgica para incisão e vice-versa. – Campos são usados para fornecer uma área de trabalho microbiologicamente limpa em torno da incisão cirúrgica.
Como se sair bem em uma prova de física?
O que fazer para acabar com a fobia?
O que colocar dentro do scrapbook?
O que ensinar exige Segundo Paulo Freire?
Como é feito o cultivo da cana-de-açúcar?
O que é o processo de venda rapport?
O que se faz na área de Call Center?
O que cai nas provas objetivas?
Como fazer um recibo de caução?
Como é feito um saco de pancada?
O que não pode faltar no plano de parto?