Uma das formas de se quebrar a quarta parede é essa, quando há uma suspensão, em que o ator se transfere especialmente para o público, enquanto o resto do elenco/personagens, congelam ou permanecem em sua vida normal, como se nada estivesse acontecendo.
Derrubando a quarta parede Refere-se a uma personagem dirigindo a sua atenção para a plateia, ou tomando conhecimento de que as personagens e ações não são reais. O efeito causado é que a plateia se lembra de que está vendo ficção e isso pode eliminar a suspensão de descrença.
A primeira vez em que a quarta parede foi rompida no cinema foi com um curta-metragem chamado O Grande Roubo do Trem, lançado em 1903.
A “quarta parede” seria uma barreira imaginária colocada na frente, entre os atores e o público. Nessa concepção os atores desconsideram a existência do público, como se as pessoas olhassem pelo buraco de uma fechadura. ... Quando ocorre essa ruptura o ator concentra sua fala e sua atenção para o público.
A “quarta parede” é uma divisória imaginária situada na frente do palco que separa os atores da plateia, que observa tudo o que está acontecendo em cena de forma passiva. A quebra da “quarta parede”, portanto, também muito utilizada no teatro, é a interação da plateia na ação dramática.
Remetendo aos antigos tempos do Teatro, a forma mais básica de entender a situação é pensar que um cenário simples possui quatro paredes: as duas laterais e a de trás são aquelas que nós conseguimos enxergar ao redor do personagem, enquanto a quarta é a que está em nossa frente, por onde nós o vemos.
A quarta parede é parte da suspensão de descrença entre o trabalho fictício e a plateia. A plateia normalmente aceita passivamente a presença de uma quarta parede sem pensar nela diretamente, fazendo com que uma encenação seja tomada como um evento real a ser assistido (teatro tradicional).
A quarta parede é uma parede imaginária situada na frente do palco do teatro, através da qual a plateia assiste passiva à ação do mundo encenado.
A expressão “quarta parede” faz referência à forma como os atores relacionam-se com a plateia. Existem diversas maneiras de se utilizar o espaço cênico, contudo vamos ilustrar esse conceito com base no palco italiano. Esse estilo de palco surgiu somente no final do século XV e início do século XVI, durante o período do Renascimento na Itália.
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