Veja também:
Significado de Alga substantivo feminino Vegetal talófito clorofilado sem raízes nem caule, que vive na água do mar, na água doce, ou no ar úmido.
Algae, também conhecido como algas /ˈælɡə/, que em latim significa "ervas marinhas", são seres avasculares, ou seja, não possuem vasos condutores de seiva. Constituem um grande e diversificado grupo de espécies autotróficas, ou seja, que produzem a energia necessária ao seu metabolismo através da fotossíntese.
Elas também ajudam na prevenção do câncer e nos tratamentos de doenças de pele e capilar. Elas são algas ricas em nutrientes, como iodo, cálcio, fósforo, magnésio e ferro; além disso, as algas marinhas também contêm vitamina K, que é anti-hemorrágica e melhora a saúde do sistema gastrointestinal.
Elas podem ser uni ou multicelulares (flamentosas), geralmente com parede celular contendo celulose. Além disso, possuem cloroplastos, permitindo a realização de fotossíntese (ou seja: são autotróficas) e também fornecendo cores características, de acordo com os pigmentos presentes em seu interior, além da clorofila a.
[ Botânica ] Vegetal clorofilino sem raízes nem vasos, que vive na água do mar, na água doce, ou pelo menos no ar húmido .
Elas podem viver em ambientes terrestres úmidos e aquáticos de água doce ou salgada. Apesar de algumas delas se parecerem com plantas, as algas não apresentam folhas, caules ou raízes.
As algas marinhas têm baixo teor de gordura e calorias e são uma fonte maravilhosa de minerais, incluindo ferro e cálcio. . Normalmente, elas são servidas com pratos de peixes e frutos do mar crus, como ahi poke e sushi . Serve 4 porções. 2 colheres de sopa (30 g) de alga wakame desidratada. 1 colher de sopa (15 ml) de vinagre de arroz.
Hidrate as algas. Encha uma vasilha grande com água e adicione as algas marinhas. Com cuidado, empurre-as para o fundo e deixe-as de molho por 10 a 15 minutos, até elas ficarem carnudinhas e resistentes. Escorra o excesso de água. Vire as algas em uma peneira e aperte-as com as mãos para eliminar o excesso de umidade.
Estas algas são representadas pelas algas verdes, pardas e vermelhas, podendo apresentar formas muito variadas (foliáceas, arborescentes, filamentosas, ramificadas, etc). As laminarias (Kelp beds) são algas verdes gigantes que podem, chegar a várias dezenas de metros de comprimento).