O esqueleto humano é uma estrutura formada por um conjunto de ossos e cartilagens, sendo essencial para a nossa sobrevivência. Os mais de 200 ossos que o constituem permitem que nosso corpo movimente-se e também garantem a proteção de órgãos vitais.
A estrutura óssea é constituída de diversos tipos de tecido conjuntivo (denso, ósseo, adiposo, cartilaginoso e sanguíneo), além do tecido nervoso. É a mais externa, sendo uma membrana fina e fibrosa (tecido conjuntivo denso) que envolve o osso, exceto nas regiões de articulação (epífises).
Ossos planos, laminares ou chatos - Apresentam comprimento e largura semelhantes e maiores que a espessura. Geralmente têm função protetora.
Os ossos do corpo humano podem ser divididos em dois grupos, formando a parte axial e a parte apendicular. Na parte axial, temos 28 ossos formando o crânio, 1 osso hioide, 26 ossos formando a coluna, 24 costelas e 1 esterno.
O tecido ósseo é composto por três tipos celulares básicos: os osteócitos, os osteoblastos e os osteoclastos. Osteócitos são responsáveis por compor o interior da matriz óssea, preenchendo assim as lacunas das quais partem os canalículos. Cada uma dessas lacunas pode abrigar apenas um osteócito.
Estrutura óssea: Definição: Diáfise: A principal parte do corpo de um osso longo é longa e relativamente reta; região de ossificação primária.
A parte orgânica da matriz é constituída por grande quantidade de fibras colágenas de tipo I (95%) e uma pequena quantidade de glicoproteínas e proteoglicanas. A dureza e a resistência do osso deve-se a associação das fibras colágenas de tipo I com hidroxiapatita. Quanto à forma, os ossos podem ser longos, curtos e chatos.
Dizemos que a matriz óssea apresenta em sua composição uma porção orgânica e uma porção inorgânica. A porção orgânica é a porção em que há colágeno, principalmente, o chamado colágeno tipo I, e outras proteínas, como proteoglicanas.
A principal parte do corpo de um osso longo é longa e relativamente reta; região de ossificação primária. Também conhecida como corpo A região terminal de um osso longo; região de ossificação secundária. No osso longo é um fino disco de cartilagem hialina que é posicionado transversalmente entre a epífise e a metáfise.
Como mostrar a porcentagem lida no Kindle?
Como é feita a laje nervurada?
Qual a posição correta do diodo?
Quantos Kit Kat para um bolo de 25 cm?
O que fazer para ser um bom vendedor externo?
Qual a diferença entre prótons e nêutrons?
O que é Estado laico no Brasil?
Como saber o que está usando a porta 8080?
Como fazer para excluir a marcação no comentário Facebook?
Como calcular potência de um capacitor?
Qual a potência do Ar-condicionado por metro quadrado?
Qual a quantidade de proteína carboidrato e gordura por dia?
Como entrar com um processo de pequenas causas?
Como saber a patente de um militar do Exército?
Para que serve o exercício de isometria?
O que é paleta de cores pessoal?
Qual o dia certo para tomar a injeção Noregyna?