Prótons: tem carga elétrica positiva e uma massa unitária. Nêutrons: não tem carga elétrica, mas tem massa unitária. Elétrons: tem carga elétrica negativa e quase não possuem massa.
Os prótons são partículas subatômicas, ou seja, são partes de um átomo. Estão localizados no núcleo atômico, junto com os nêutrons, e ambos são cobertos ou rodeados pela eletrosfera, que é onde ficam os elétrons.
Para encontrar a quantidade de nêutrons presentes em um átomo, é feita a subtração entre o número de massa (A) e o número atômico (Z).
Prótons – Partículas de carga positiva que compõem o núcleo de um átomo; Elétrons – Partículas de carga negativa localizadas na eletrosfera; Nêutrons – Partículas de carga neutra que, assim como os prótons, constituem o núcleo do átomo.
A diferença principal entre eles diz respeito a carga elétrica e sua posição no átomo. Os prótons são partículas presentes no núcleo atômico e possuem carga elétrica positiva. Já os elétrons estão presentes na eletrosfera do átomo e possuem o mesmo valor de carga dos prótons, porém de sinal oposto, ou seja, negativa.
O número de massa é a soma dos prótons com os nêutrons. Um elemento químico é caracterizado como sendo formado por um conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico. O número atômico é simbolizado pela letra Z e corresponde à quantidade de cargas positivas - prótons (P) - existentes no núcleo dos átomos.
Prótons – Partículas de carga positiva que compõem o núcleo de um átomo; Elétrons – Partículas de carga negativa localizadas na eletrosfera; Nêutrons – Partículas de carga neutra que, assim como os prótons, constituem o núcleo do átomo.
Os prótons são partículas no núcleo de um átomo que têm carga positiva. Já os elétrons são partículas com carga negativa. Logo, um elemento em estado neutro terá o mesmo número de prótons e elétrons. Por exemplo, o Boro (B) tem número atômico 5, e portanto cinco prótons e cinco elétrons.
Saber quantos nêutrons um átomo em particular possui pode ajudá-lo a determinar se a partícula é regular em tal elemento ou um isótopo, que terá nêutrons a mais ou a menos. Determinar o número de nêutrons em um átomo é bem simples e não exige experimento algum.
O número de nêutrons é determinado utilizando-se o número de massa e de prótons na fórmula a seguir: A = p + n. 29 = 14 + n. 29 – 14 =n. n = 15
Com base nessas informações, podemos calcular o número atômico ou número de prótons, o número de massa, o número de nêutrons e o número de elétrons dos átomos ou dos íons. Veja como isso pode ser feito nos dois exemplos a seguir:
Qual o alcance do radar móvel pistola?
Por que estudar a ditadura militar?
Quais são as características de um regime totalitário?
Onde colocar registro de gaveta?
Como receber o dinheiro da SafraPay?
Como funciona o pagamento de INSS?
De quem é a responsabilidade de pagar o ISS?
Como tirar mancha de mofo em cortinas de voal?
Onde é cumprido o regime semiaberto?
Como devolver produtos da Amazon?
Como ocorre o sistema de retroalimentação?
O que fazer para tirar o amargo da serralha?
Como funciona o sistema de arrefecimento do Hb20?
Como dar banho de ouro em bijuteria?
Como tirar a planilha do Excel do modo leitura?
Como tirar cheiro de cigarro da roupa na hora?
Como tirar o ar do sistema de arrefecimento Amarok?