2- Como puderam verificar no texto os esteroides ou anabolizantes podem acarretar sérios danos a nossa saúde, mais existem outras substâncias que fazem mal também e são mais comuns na nossa sociedade.
Como se tem notícia, a causa do sério quadro que ele apresenta é um problema no fígado. O efeito de doses continuadas de esteroides é devastador sobre este órgão. O agravante é que a lesão hepática que ocorre é irreversível. Ou seja, mesmo controlada, vai se instalar uma perda da função hepática.
O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens e mulheres, como: aumento de acnes, queda do cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranóia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão ...
2009;25:773-82. expõem em sua pesquisa que o perfil dos usuários de esteroides anabolizantes no quesito renda varia entre classe média, baixa e alta.
Efeitos físicos Virilização (efeitos masculinizantes) nas mulheres, como calvície, excesso de pelos corporais (hirsutismo ), aumento do clitóris, voz grossa, diminuição dos seios e afinamento (atrofia) do revestimento da vagina.
A principal ação é o aumento de água no interior das células musculares. O inchaço, associado à malhação, faz com que os músculos cresçam mais rápido. Mas essa é apenas uma das mudanças provocadas pelas “bombas”.
Pesquisa em academias mostra que 2/3 usam substâncias como anabolizantes.
Baixa autoestima, dificuldades de aceitação no grupo e distorções na autoimagem corporal. Esses três fatores são as características mais comuns entre os usuários de anabolizantes. O uso de esteroides sintéticos para o ganho rápido de massa muscular cresceu muito desde sua popularização na década de 70.
Os efeitos anabólicos promovem o aumento da massa e da força muscular; enquanto os efeitos androgênicos ocasionam o desenvolvimento de características virilizantes.
Biologicamente, esteroides fazem parte de um grupo complexo de hormônios e enzimas que interagem para manutenção da vida, estando presentes em quase todas as formas de vida e sendo sintetizadas pelos próprios organismos.
Dependendo dos grupos funcionais que se ligam na estrutura base dos esteroides, a molécula terá funções diferentes no organismo. Esses grupos funcionais podem ser diversos, mas os mais comuns são álcoois, ésteres, cetonas, aldeídos e ácidos carboxílicos.
Esteroides sintéticos derivados da testosterona são muito utilizados na clínica médica e na medicina esportiva e são chamados de esteroides anabólicos androgênicos. Dependendo dos grupos funcionais que se ligam na estrutura base dos esteroides, a molécula terá funções diferentes no organismo.
Os anti-inflamatórios esteroides ou corticosteroides exercem potente efeitoanti-inflamatório (glicocorticoide). Sua ação mineralocorticoide deve ser considerada na escolha do fármaco, uma vez que pode provocar retenção de água e sal, hipertensão e perda de potássio.
Como saber o número de inscrição do Iamspe?
Quais são os números da perfeição?
Como saber se tem algum minério em um terreno?
Como saber se o tecido tem proteção UV?
Quando um imóvel é considerado comercial?
Como saber se um produto importado?
Qual a profundidade mínima de um pilar?
O que é limite para a Geografia?
Como identificar se um talher e de prata?
Como o leão ataca e se defende?
Como os leucócitos fazem a defesa do nosso organismo?
Qual a principal forma de trabalho utilizada na Roma Antiga?
Como saber se estou com a pressão baixa?