A estratosfera caracteriza-se pelos movimentos de ar em sentido horizontal, tem sua base situada entre 7 e 17 km da superfície e seu topo, aproximadamente a 50 km de altitude, sendo a segunda camada da atmosfera, compreendida entre a troposfera e a mesosfera. A temperatura aumenta com a altura.
A estratosfera é a segunda maior camada da atmosfera terrestre, situada entre a troposfera e a mesosfera. Ela encontra-se a 50 km de altitude a partir da superfície e abriga a camada de ozônio. O significado da palavra estratosfera vem do latim stratum, que quer dizer camada.
Estratosfera: é a segunda camada mais próxima da Terra. Nela, encontra-se o gás ozônio, responsável pela barreira de proteção dos raios ultravioleta, mais conhecida como Camada de Ozônio. Podendo chegar a até 50 km de altura, a estratosfera é caracterizada por apresentar pouco fluxo de ar e por ser muito estável.
Acima da troposfera e até 50 km de altitude, aproximadamente, está a estratosfera, que se caracteriza por movimentos horizontais do ar e por uma temperatura que aumenta com a altitude.
85% a 90% do ozono atmosférico encontra-se na estratosfera. ... Assim, os compostos inorgânicos são os dominantes na composição da estratosfera: óxidos de nitrogénio, ácido nítrico, ácido sulfúrico, ozono, halogénios e os óxidos de halogénio resultantes da destruição dos CFC.
21 curiosidades que você vai gostar
Como resultado da vaporização dos metais, a mesosfera concentra grande quantidade de átomos de ferro e de outros metais.
Os principais elementos químicos que compõem o ar da Terra são o Nitrogênio e o Oxigênio. O primeiro ocupa 78% da atmosfera e o segundo, 21%. O restante é ocupado pelo Gás Carbônico (1%) e pelos Gases Nobres (0,03%), compreendidos por elementos como argônio, criptônio, hélio, neônio, radônio e xenônio.
O que é a estratosfera:
É também nesta camada onde ocorre o efeito estufa, fenômeno que é agravado devido à constante emissão de determinados gases na atmosfera, como o CO₂ (gás carbônico). Na estratosfera voam os aviões supersônicos e os balões-meteorológicos.
Auxiliam na proteção do planeta Terra
São cinco camadas da atmosfera no total e cada uma carrega uma característica e importância diferentes. Elas estão divididas em: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
É na troposfera que circulam os aviões de carga e de passageiros. O limite superior da troposfera, conhecido como tropopausa, faz divisa com a próxima camada da atmosfera: a estratosfera. É na camada da atmosfera conhecida como troposfera que ocorre a maioria dos fenômenos meteorológicos.
A troposfera é a camada mais baixa da atmosfera terrestre, sendo a região em que vivemos e onde ocorrem os fenômenos meteorológicos. A sua altura varia conforme o ponto de distância da superfície. ... É na troposfera que ocorre a formação de chuvas, relâmpagos, nuvens e poluição do ar.
Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Desta forma, a camada de ozônio age com uma espécie de escudo protetor. ... O átomo de oxigênio liberado une-se a uma molécula de oxigênio (O2), formando assim o ozônio (O3).
São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Juntas, as cinco compõem a atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra e é responsável, entre outras coisas, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta.
A mesosfera ( /ˈmɛsoʊsfɪər/; do grego mesos, "meio") representa a terceira camada da atmosfera, diretamente acima da estratosfera e diretamente abaixo da termosfera. ... A mesopausa, a uma altitude de 80 a 90 quilômetros, separa a mesosfera da termosfera — a segunda camada mais externa da atmosfera da Terra.
Processos naturais que acontecem na camada da atmosfera terrestre, os chamados fenômenos atmosféricos estão relacionados às dinâmicas de temperatura do ar e da pressão atmosférica, e envolvem vento, umidade, formação de nuvens e precipitações.
É a camada atmosférica mais extensa, podendo alcançar até 500 km de altura. Na termosfera o ar é escasso e por isso, absorve facilmente a radiação solar, chamado de oxigênio atômico, um tipo de gás que absorve a energia solar em grande quantidade.
Resposta: As camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
( ) Troposfera é a primeira camada da Terra. Nela, ocorrem os fenômenos climáticos. ( ) Termosfera é a última camada da atmosfera. Nela, o ar é muito rarefeito.
Exosfera - A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra. O ar é muito rarefeito e as moléculas de gás "escapam" constantemente para o espaço. Por isso é chamada de exosfera (parte externa da atmosfera).
Na exosfera ocorre o fenômeno da aurora boreal e também permanecem os satélites de transmissão de informações e também telescópios espaciais. - O estudo meteorológico da função, estado e comportamento da atmosfera é denominado Aerologia.
A termosfera é a camada da atmosfera terrestre localizada acima da mesopausa, uma camada que separa a termosfera da mesosfera. Seu limite superior é a exosfera, a última camada atmosférica. É a camada onde ocorrem as auroras e onde orbita a estação espacial, o ônibus espacial e vários satélites.
Assim, a mesosfera é considerada a camada mais fria da atmosfera. Nela, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude, como resultado da diminuição do aquecimento solar. É nessa camada que taqmbém ocorre o fenômeno conhecido como “estrela cadente.”
Em média o ar seco é composto por Nitrogênio (78%), Oxigênio (21%), Argônio (0,9%), Gás Carbônico (0,3%) e ainda pequenas quantidades de gases inertes, Na atmosfera se encontra também o vapor de água em quantidade variável, dependendo de fatores meteorológicos.
A coisa fica assim: temos 65% de oxigênio, 18% de carbono e 10,2% de hidrogênio. Se adicionarmos uma pequena quantidade de nitrogênio (3,1%), uma pitada de cálcio para os ossos (1,6%), 1,2% de fósforo, 0,25% de potássio e enxofre e percentuais menores de sódio, magnésio e cloro, já atingimos 99,95%.
A nossa atmosfera envolve vários elementos químicos, ela é a camada de ar de aproximadamente 700 quilômetros de espessura que envolve o globo terrestre. Como o próprio nome já indica, a atmosfera é composta de ar, que é uma solução gasosa que contém partículas sólidas e líquidas em suspensão.
Quando vai ser a prova da EEAR 2022?
Qual a largura e altura de uma TV de 32 polegadas?
Quanto custa o m2 de forro de gesso acartonado?
Quando abre o concurso da ESA 2021?
Como testar um capacitor de 3 fios?
Como se inscrever para o vestibular da UFSC?
O que usamos para medir um comprimido?
Quem pode se inscrever no Sesc?
Como participar do Mestre do Sabor?
Como estudar de graça no SENAI?
Como se inscrever Senac cursos gratuitos?
Qual o tamanho de um coelho normal?
Qual o procedimento correto para se testar uma ponte retificadora?
Como é realizado o casamento comunitário?