As opções são: entrar em contato com a empresa, ou registrar uma reclamação no Instituto de Defesa do Consumidor (Procon) ou na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em casos mais insistentes, entrar com uma ação judicial contra a empresa responsável.
As ações indenizatórias podem ser ajuizadas quando o telemarketing ultrapassa os limites da livre propaganda e invade a privacidade do consumidor, expondo-o ao ridículo. Quando a empresa começa a insistir e for invasiva, o consumidor tem o direito de recorrer a uma indenização.
“O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.”
As pessoas que recebem muitas chamadas indesejadas podem bloquear as ligações de telemarketing no celular. Existem diversas maneiras para tanto. A Anatel fornece o serviço Não Me Perturbe, uma lista nacional na qual os consumidores escolhem quais empresas terão as chamadas impedidas.
Conclui-se, portanto, que as empresas devem realizar as ligações sempre de forma razoável, em conformidade com a lei e o bom senso, seja em relação ao oferecimento de produtos e serviços ou cobranças.
Peça número de protocolo do atendimento para ter provas de que solicitou que parassem de ligar. Caso as ligações persistam procure gravar a chamada. Para provar as ligações indevidas peça para a companhia telefônica a discriminação das ligações realizadas para o seu número.
Ligações telefônicas excessivas. O que fazer? As reclamações por excesso de ligações têm sido cada vez mais frequentes. Pelo menos uma vez, todo mundo já recebeu diversas ligações por dia, seja para o oferecimento de produtos e serviços ou até mesmo para cobrança de dívidas. O que podemos fazer nessas situações?
Como impedir o recebimento dessas ligações? ▪ Ligações para oferecimento de produtos e serviços: Embora haja perturbação e grande incômodo, em alguns casos o recebimento dos telefonemas será considerado o que chamamos no mundo jurídico de “mero dissabor do cotidiano”, ou seja, um simples aborrecimento que não gerará direito à indenização.
O que acontece se quebrar o crânio?
Como saber se é ou não um triângulo?
Quem tem ProUni pode pegar dependência?
Como saber se meu E-mail foi para o spam?
Como ativar a versão premium no Spotify?
Como faço para ir para Hugel Ragnarok?
O que é fisgada na panturrilha?
Como curar feridas na garganta?
Como desejar parabéns para homem?
Pode passar Antiseptico em gato?
Como desejar um feliz aniversário para um amigo especial?
Como devo pagar imposto de renda por meio de opções Binarias?
Como numerar página no Word a partir da 3 folha?
Como investir no ramo da beleza?
Como acabar com a fibrose na cesárea?