CAMPO 01 – Preencher o nome completo, sem abreviações. CAMPO 02 – Preencher o número do NIS quando se tratar de alteração cadastral ou cadastro retroativo. CAMPO 03 – O campo CPF tem preenchimento obrigatório no cadastramento de trabalhador. ASSINATURA - A assinatura do titular/procurador é obrigatória.
Para mais informações, acesse o sítio da CAIXA ( www.caixa.gov.br ), aba Empresas, opção Cadastramento PIS/NIS.
Cadastro NIS em Lote Esse processo requer a geração do arquivo e sua postagem pela Caixa Postal do Conectividade Social (CNS), serviço ENVIO DE ARQUIVO CADASTRO NIS, e após receber o arquivo, a Caixa analisa e caso tudo esteja correto, retorna-o já com os números dos NIS incluídos e com os códigos de retorno.
Ocorre quando o número do PIS no cadastro do funcionário está incorreto, preenchimento inválido ou sem preenchimeto.
Consultar NIS Online
Como fazer a atualização cadastral
É possível também pelo cadastramento em Lote Quando uma empresa tem mais de um funcionário esta é a opção mais fácil e rápida, para fazer isso é preciso gerar um arquivo no layout padrão da Caixa, seguindo as instruções deste documento.
Cadastramento excepcional: Efetuar o cadastramento do NIS quando não for possível ser inserido pela Agência (Solicitação de órgãos externos, determinação da autoridade judicial, nomes considerados impróprios, sobrenome com apenas uma letra ou trabalhador falecido).
Esse processo requer a geração do arquivo e sua postagem pela Caixa Postal do CNS: vá em “Envio de Arquivo Cadastro NIS”. Após receber o arquivo, a CAIXA analisa e, caso tudo esteja correto, retorna-o já com os números dos NIS incluídos e com os códigos de retorno.
Via de regra, funcionários do setor de Recursos Humanos, contabilistas e outros prestadores de serviços podem realizar o cadastramento do empregado. Quais documentos contém o número do NIS? Você pode encontrar o número do NIS nos extratos de FGTS enviados pela CAIXA, no Cartão Cidadão ou na sua Carteira de Trabalho (CTPS) .
Em vez de cadastrar um a um os NIS dos trabalhadores, e possível para as empresas realizar um cadastro em lote. Todo esse processo é feito por meio do serviço Conectividade Social ICP (CNS), uma ferramenta completamente online disponibilizada pela CAIXA. O acesso ao CNS é feito por meio de certificado digital padrão ICP-Brasil.